Banca de DEFESA: PAULO MATEUS SILVA VIEIRA

DISCENTE: PAULO MATEUS SILVA VIEIRA
DATA: 31/07/2023
LOCAL: A definir
TÍTULO: Preservação, sentidos e usos da memória e história. O patrimônio histórico-escolar em cena no Colégio de Aplicação da UFS (2000-2022)
PALAVRAS-CHAVES: Centro de Memória. Colégio de Aplicação. História da Educação. Patrimônio histórico-escolar. Preservação documental.
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: História da Educação

Esta pesquisa tem como objetivo a investigação de ações de preservação e/ou difusão da memória institucional e/ou do patrimônio histórico-escolar em colégios de aplicação, tomando como objeto de análise específico o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Foram definidos os seguintes objetivos específicos: identificar as ações disponíveis nos espaços digitais que tratam da memória institucional e sua relação com a preservação e/ou difusão do patrimônio histórico-escolar em colégios de aplicação; analisar as ações preservacionistas realizadas no Colégio de Aplicação da UFS; caracterizar as ações de difusão do patrimônio histórico-escolar salvaguardado no Centro de Pesquisa, Documentação e Memória do Colégio de Aplicação da UFS – CEMDAP; analisar contribuições das ações de preservação realizadas no CEMDAP para a escrita da História da Educação. O marco temporal desta pesquisa é demarcado pelas duas primeiras décadas do século XXI, iniciando nos anos 2000 – período de maior produção e veiculação dos aspectos abordados no estudo, finalizando em 2022, ano em que foram concluídas as últimas observações no âmbito digital a respeito das ações de preservação e difusão nos colégios de aplicação. A pesquisa dialoga com referências relacionadas com a história de colégios de aplicação e com discussões advindas da História da Educação, relacionadas com a temática do patrimônio histórico-educacional. O ponto de partida foi o levantamento de todos os colégios de aplicação existentes nas universidades federais brasileiras e de trabalhos acadêmicos relacionados com a história e/ou a preservação do patrimônio histórico-escolar, nessas instituições, seguida do levantamento, em espaços ou acervos digitais, por fontes referentes às possíveis ações de preservação e/ou difusão da memória institucional e do patrimônio histórico-escolar em colégios de aplicação, buscando evidenciar um panorama dessa questão nos estabelecimentos escolares citados. Outra etapa buscou verificar e discutir as questões levantadas, tomando como caso específico as ações no Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe. Os resultados apontam para o desenvolvimento de ações de preservação e difusão da memória institucional em colégios de aplicação e sua exploração em ações de pesquisa, ensino e extensão. Embora ocorram ações vinculadas às discussões no âmbito da noção de patrimônio histórico-escolar, a maior parte dos resultados levantados apontam para a inexistência dessa associação. Quanto ao estudo da questão, nos limites das ações do Colégio de Aplicação da UFS, elas revelaram o desenvolvimento de ações no espaço escolar, por meio do Centro de Pesquisa, Documentação e Memória, de ações de preservação e difusão do patrimônio histórico-escolar associadas com atividades pedagógicas e o incremento de pesquisas historiográficas.

Externo à Instituição - ARISTELA ARESTIDES LIMA
Externo à Instituição - DORIS BITTENCOURT ALMEIDA
Presidente - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA