Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JULIANNA BRITTO OLIVEIRA SANTOS
DATA: 25/07/2023
LOCAL: Sala de estudos III (PPGED)
TÍTULO: PROCESSO DE FORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL: UMA PROPOSTA DE PESQUISA-AÇÃO COM DOCENTES ALFABETIZADORES NO MUNICÍPIO DE ARACAJU
PALAVRAS-CHAVES: Ciclo de alfabetização; Desenvolvimento profissional; PNAIC.

A presente tese tem como escopo, compreender os efeitos do PNAIC na formação continuada dos docentes que atuam nos ciclos de Alfabetização na cidade de Aracaju SE. Objetiva-se a investigação da implementação do PNAIC no eixo formação continuada de professores alfabetizadores para os docentes que atuam nos ciclos de afabetização na capital sergipana, mapeando os dados qualitativos e quantitativos evidenciados sobre nos ciclos de alfabetização em Aracaju através da ANA, o acompanhamento dos programas de formação docente pra os que atuam nos ciclos de alfabetização no município de Aracaju, nas esferas municipal e estadual, refletindo a formação docente através das ações de Planejamento, Assessoria e avaliação como elementos para o desenvolvimento profissional docente a luz de Marcelo Garcia(1999). Neste caminho metodológico, a pesquisa orienta-se na abordagem qualitativa dos processos formativos docentes a luz de seus elementos constitutivos evidenciados e dos resultados deste nas aprendizagens visíveis dos estudantes desta etapa educacional. Realizar-se-á uma aproximação dos programas de formação docentes para professores atuantes nos ciclos de alfabetização, um aprofundado estudo de suas matrizes e, dos relatórios da ANA num estudo bibliométrico de seus dados qualitativos e quantitativos, a oferta de questionários para construção do perfil dos docentes atuantes nesta etapa e entrevistas semiestruturadas gravadas com formadores e docentes participeis dos programas identificados. A análise dos dados produzidos será tratada na perspectiva da análise do conteúdo referenciada por Bardin (2016), na perspectiva das etapas de: leitura flutuante dos documentos, relatórios e revisão bibliográfica da temática pesquisada; na produção de dados sobre os elementos de planejamento, assessoria e avaliação do programa; construção de categorias; produção de dados pelos instrumentos metodológicos, descrição, análise e inferência do material produzido. Espera-se com esta tese edificar a importância dos programas de formação docente como processo de desenvolvimento profissional docente no aprofundamento da especialidade docente bem como na atenção das demandas educacionais para a promoção de educação escolar proficiente.

Presidente - 2205090 - LUIZ ANSELMO MENEZES SANTOS
Interno - 2285496 - MARILENE BATISTA DA CRUZ NASCIMENTO
Externo ao Programa - 1619349 - TACYANA KARLA GOMES RAMOS

Notícia cadastrada em: 03/07/2023 08:48