A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: ALESSANDRA FIGUERÊDO MOREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALESSANDRA FIGUERÊDO MOREIRA
DATA: 03/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula do PPGED
TÍTULO: DOS TRILHOS DO TREM À FOLHA SERTANEJA: UMA VIAGEM AO INÍCIO DO PROCESSO EDUCATIVO NO PERCURSO DA ESTRADA DE FERRO PAULO AFONSO – PIRANHAS (AL) A JATOBÁ (PE) - (1879-1930)
PALAVRAS-CHAVES: Escolas na Estrada de Ferro Paulo Afonso; Educação no sertão; Instrução pública.
PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa propõe-se analisar práticas pedagógicas e culturais das escolas que margeavam a Estrada de Ferro Paulo Afonso – Piranhas (AL) a Jatobá (PE) -, no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX. O recorte temporal adotado, entre os anos de 1879 e 1930, corresponde ao período de indícios das primeiras escolas do percurso pesquisado e da última edição publicada pelo jornal Correio da Pedra, principal fonte documental utilizada na pesquisa. O estudo tem por finalidade evidenciar o trabalho realizado, sobretudo, por Reinaldo von Krüger, além de Delmiro Gouveia e Dr. Brandão Cavalcanti como homens que transformaram a vida dos habitantes daquela região, destacando as transformações no âmbito da educação. Este estudo insere-se no campo da História da Educação e constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de cunhos histórico, documental e bibliográfico que comunga princípios defendidos pela História Cultural. Os fundamentos teórico-metodológicos que cimentam este trabalho atendem aos conceitos de “civilização”, defendido por Norbert Elias, articulado ao conceito de “modernidade”, utilizado por Justino Magalhães, e aos conceitos de “representação”, “apropriação” e “materialidade”, de Roger Chartier, os quais subsidiaram o processo de análise dos dados coletados. Dentre as fontes documentais apresentam-se: jornais, leis, decretos, ofícios e fotografias. As fontes documentais que direcionam nossa pesquisa encontram-se no acervo do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas – IHGAL, e no Arquivo Público de Alagoas – APA. Nesse sentido, entende-se que a chegada da ferrovia e as iniciativas desses homens contribuíram para modificar a fisionomia local e ajudaram na constituição de uma nova dinâmica na sociedade da época.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDVALDO NASCIMENTO
Interno - 1181181 - JOAQUIM TAVARES DA CONCEICAO
Presidente - 1697985 - JOSEFA ELIANA SOUZA
Externo à Instituição - SILVANIA SANTANA COSTA
Externo à Instituição - WÊNIA MENDONÇA SILVA

Notícia cadastrada em: 28/06/2023 09:06
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua1.bigua1 v3.5.16 -r19130-f2d2efc73e