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Banca de DEFESA: JÁDISSON GOIS DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÁDISSON GOIS DA SILVA
DATA: 11/07/2023
HORA: 15:30
LOCAL: A definir
TÍTULO: CORPO GORDO, DISCURSIVIDADES MIDIÁTICAS E O FENÔMENO DA GORDOFOBIA: UMA ANÁLISE CRÍTICO-REFLEXIVA E PROBLEMATIZADORA
PALAVRAS-CHAVES: Corpo gordo. Mídia. Gordofobia. Estigma. Exclusão social.
PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Fundamentos da Educação
ESPECIALIDADE: Sociologia da Educação
RESUMO:

A sociedade vigente tem sido permeada por diversas formas de atributos estereotipados frente aos que não correspondem aos paradigmas negativos postulados como a única possibilidade de (con)vivência, tal realidade não tem sido diferente quanto às pessoas cuja configuração de seus corpos se apresenta distante do dito corpo “perfeito” a ser conquistado, geralmente configurado como magro/esguio/fitness. Isto tem contribuído para o fenômeno da gordofobia, ou seja, a patologização, culpabilização e estigmatização deliberada do sujeito gordo. Diante desta questão, indagamos: De que maneira as plataformas digitais de notícias têm se referido ao corpo gordo? Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo problematizar os conteúdos e discursos midiáticos presentes em plataformas digitais de notícias concernentes aos corpos gordos. Metodologicamente, a pesquisa caracterizou-se de natureza qualitativa de cunho descritivo-exploratório do tipo documental de “análise de produto midiático”. O locus para realização da pesquisa foram as plataformas digitais de notícias do portal Vivabem UOL, em sua seção saúde, e o Portal G1 (o portal de notícias digitais do Grupo Globo). Os dados foram analisados a partir da análise de conteúdo (AC), de Lawrence Bardin, e no que concerne à análise imagética foi utilizada a “Gramática do Design Visual” (GDV) de Kress e Van Leeuwen. Identificamos e analisamos um total de 16 (dezesseis) matérias veiculadas nas plataformas digitais investigadas (7 no UOL e 9 no G1). Tendo em vista o tratamento dos dados, seguindo os pressupostos teórico-metodológicos da AC, emergiu-se 3 categorias de análise temática: (1) Discursividade biomédica como normatividade; (2) Emagrecer é a palavra de ordem; (3) Mídia e sua pedagogia corporal. Quanto à análise imagética, foi realizada de uma imagem em que a reportagem veicula informações acerca de um corpo gordo que passa por reviravoltas, ou seja, ora perde ora ganha peso, mas que um dos intentos está na tríade atividade física, emagrecimento e saúde (segundo a perspectiva biomédica). A partir da análise (textual e imagética), evidencia-se que os saberes do modelo biomédico em saúde e a maneira como a mídia se refere ao corpo gordo, promove um profundo processo de patologizaçao, e isso é a gordofobia, pois passa a generalizar todos os corpos gordos como doentes, além de enaltecer o emagrecimento como sendo o “ideal’ com vistas à suposta “promoção à saúde”. Portanto, evidencia-se que o corpo magro e/ou fitness tem sido enaltecido positivamente, enquanto o gordo, tem sido comumente visto como patógeno, denotando o sujeito gordo como o único culpado pela sua corpulência, impondo-se, assim, estigmatização e processos de exclusão social. Consideramos, portanto, que o trabalho pedagógico envolvendo uma educação para e com as mídias assume papel fundamental acerca do desenvolvimento do senso de criticidade dos sujeitos para com as discursividades veiculadas pela mídia. Além disso, a GDV torna-se, assim, de grande potencialidade à pesquisa educacional, por trazer a possibilidade de relacionar mídia, saúde e corpo, servindo como uma ferramenta metodológica para investigar questões do contemporâneo permeadas pela intensa cultura imagética.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1613135 - CRISTIANO MEZZAROBA
Interno - 1785040 - FABIO ZOBOLI
Externo à Instituição - RAUMAR RODRÍGUEZ GIMÉNEZ

Notícia cadastrada em: 21/06/2023 08:42
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