A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: MARIA JOSÉ TORRES LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA JOSÉ TORRES LIMA
DATA: 28/02/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A definir
TÍTULO: A oferta do ensino doméstico através dos anúncios de jornais (1930 – 1960): da sombra para a História da Educação de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Educação doméstica. Política Educacional. Anúncios de Jornal. História da Educação.
PÁGINAS: 190
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

O objeto de estudo desta tese é a oferta da educação doméstica em Sergipe no período de 1930 a 1960. A pesquisa buscou identificar nos anúncios em jornais sergipanos, a prática de instrução das primeiras letras ou de aulas particulares que atendia alunos no domicílio do contratante ou do contratado, mediante pagamento e horário previamente acordados pelas partes envolvidas. Os nossos objetivos foram: 1) investigar a oferta da educação doméstica em Sergipe, no período de 1930 a 1960, publicada em periódicos locais por professoras/es que anunciavam suas disciplinas e suas qualificações; 2) Analisar em tais anúncios jornalísticos o modo pelo qual as/os docentes buscavam angariar a credibilidade entre as famílias e estudantes que pudessem requerer seus serviços; 3) Compreender o modo pelo qual se constitui a legitimação desta prática de ensino frente à escola pública revelando as contínuas fragilidades dos sistemas educativos que foram coniventes para a sua perpetuação. Entendemos que os movimentos das reformas realizadas no âmbito educacional institucionalizado, permitiram aos professores adaptarem a sua oferta conforme as alterações legais, institucionais e pedagógicas da educação escolar oficial, avançando para as séries mais elevadas e diversificando as disciplinas conforme as exigências curriculares vigentes. Os referenciais teóricos mais importantes que orientam as análises desse trabalho são os estudos desenvolvidos por: Marta Maria Chagas de Carvalho (1989), Ângela de Castro Gomes (2002), Mark Bray (2014) e (2021), Laísa Dias Santos (2016) e Maria Celi Vasconcelos (2004) e (2005). O levantamento dos dados foi realizado no período de 2019 a 2022 no Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe (IHGSE) e Arquivo Público do Estado de Sergipe (APES). Os resultados indicam que as fragilidades educacionais no estado de Sergipe, fora a razão pela qual a educação doméstica conseguira sobreviver à sombra dos sistemas oficiais de ensino, durante muito tempo. Nesta tecitura, as conjunturas historiograficamente estabelecidas na Segunda República sublinharam a atividade da educação doméstica enquanto parte dos procedimentos universais de escolarização e da vida cotidiana da sociedade sergipana.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS FERREIRA PINHEIRO
Interno - 1088158 - JOÃO PAULO GAMA OLIVEIRA
Externo à Instituição - MARIA EDNA SANTOS
Interno - 1698052 - MARIZETE LUCINI
Presidente - 1516500 - SILVANA APARECIDA BRETAS

Notícia cadastrada em: 23/02/2023 08:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua2.bigua2 v3.5.16 -r19032-7126ccb4cf