Banca de DEFESA: ANDERSON DE ARAUJO REIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDERSON DE ARAUJO REIS
DATA: 02/07/2021
LOCAL: https://meet.google.com/dyc-bsfb-tgf
TÍTULO: O PROFESSOR DA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS E O USO DAS TECNOLOGIAS ASSISTIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Apropriação; Tecnologias Assistivas; Formação de Professores; Inclusão Educacional; Sala de Recursos Multifuncionais
SUBÁREA: Ensino-Aprendizagem
ESPECIALIDADE: Tecnologia Educacional

As possibilidades de atuação do professor na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) são inúmeras, visto que suas atividades se diferenciam decorrente os mais diversos tipos de deficiência e comprometimento. Dessa forma, é substancial ao processo de inclusão que o professor esteja em contínuo processo formativo. É na formação e utilização das Tecnologias Assistivas (TAs) que o professor melhor se apropria com aprofundamento e reconhecimento dos processos fundamentais às necessidades a partir da utilização dos recursos de TAs com os alunos. Esta pesquisa teve como objetivo compreender como os professores se apropriam das Tecnologias Assistivas na Sala de Recursos Multifuncionais. E está ancorada nos pressupostos da educação inclusiva e das Tecnologias Assistivas tendo como elo a apropriação de professores. Nesse contexto, o termo apropriação está fundamentado nas bases de Chartier e referendado sob a ótica das TAs por Galvão Filho como os possíveis processos fundamentais para a identificação das necessidades, de aquisição, formação e utilização adequada na perspectiva do Atendimento Educacional Especializado (AEE), visando recursos que contribuem e ampliam habilidades funcionais, colaborando de forma positiva para a inclusão educacional. Justifica-se a consolidação da pesquisa, a partir do ineditismo e da necessidade e importância de refletir sobre a formação de professores que atuam na SRM, haja vista que as TAs são realidades a partir do Programa de Implementação de Salas de Recursos Multifuncionais capitaneado pelo Ministério da Educação. A fim de elencar tais necessidades ao longo da pesquisa, optou-se pela abordagem de natureza qualitativa. Elegeuse como objeto de estudo os professores que atuam na Sala de Recursos Multifuncionais das escolas jurisdicionadas a Diretoria de Educação de Aracaju/SE. No intuito de alcançar o objetivo proposto os dados foram coletados a partir de entrevista semiestruturada de 6 (seis) professores e analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo na perspectiva de Bardin, sob as lentes de Amado e Crusoé como um conjunto de técnicas de análise das comunicações com finalidade de obter procedimentos de forma sistemática e objetivas a partir das descrições de conteúdo das falas dos entrevistados no propósito de captação dos sentidos que cada entrevistado manifestou. Os dados da pesquisa revelaram que o processo de apropriação enquanto recursos de acessibilidade está aliada a diversas barreias existentes sendo as contradições e desconexões permeadas no contexto os quais impossibilita o professor dar prosseguimento no caminho do constante aprender e aprofundar por meio da utilização do arsenal de recursos de TAs que contribuem diretamente no processo de permanência, participação e aprendizagem do Aluno com Deficiência na escola. Com esse estudo, espera-se contribuir a partir de reflexão e reconhecimento de que os caminhos são diversos e longos, este estudo demonstrou algumas direções que se pode escolher com intuído de melhor qualidade dos serviços prestados. É importante que se considere as especificidades com equidade como constituintes imprescindíveis na formação para atuação a partir do processo de escuta do professor, das experiências individuais e coletivas a partir do cotidiano.

Presidente - 3134383 - CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Interno - 1699741 - PAULO SERGIO MARCHELLI
Interno - 1344550 - VELEIDA ANAHI DA SILVA
Externo ao Programa - 3152714 - MÔNICA ANDRADE MODESTO