Banca de DEFESA: JANDERSON SANTOS BARBOSA

DISCENTE: JANDERSON SANTOS BARBOSA
DATA: 29/01/2024
LOCAL: Virtual
TÍTULO: PROTÓTIPO DE ÓRTESE ABERTA PARA FRATURAS DE PERNA E PÉ COM AÇÃO VIBRATÓRIA E AUXÍLIO NA IMOBILIZAÇÃO
PALAVRAS-CHAVES: fratura; membros inferiores; órtese; vibração; lesão; membros inferiores.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

A presente pesquisa teve como objetivo geral desenvolver um protótipo de órtese abertapara fraturas de perna e pé com ação vibratória e auxílio à imobilização. A referida órtesepoderá ofertar vibração e/ou imobilização em áreas específicas e evitar o isolamento totaldo membro. Para tanto, foi feita uma revisão de literatura utilizando como base os sitesScielo, Pubmed e afins que envolvessem impressão 3D, custos de moldes de injeçãoplástica, base salarial estadual e sites de órgãos federais públicos. Também foi realizadauma busca de anterioridade na base do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI),Espacenet e Google Patents. Em seguida, foi efetuada a leitura dos resumos e foramexcluídos aqueles que tratavam de órtese de membros superiores, órtese do quadril, órteseocular, órtese intraoral, perineal ou qualquer tipo de órtese que não envolvesse membroinferior. O protótipo da órtese foi desenvolvido com aparatos dentro da área da tecnologiaem impressão 3D utilizando o software CAD 3D Inventor®. Depois foi empregada uma impressora Ender-3d da marca Creality para as impressões de cada parte do protótipo.Após a montagem de todo o protótipo, foram enviados os documentos necessários paradepósito de pedido de patente no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI),tendo como resultado a órtese registrada sob o número BR 10 2023 0166440, após isso foifeito um desenvolvimento da prospecção do protótipo.

Presidente - 2864087 - JADER PEREIRA DE FARIAS NETO
Interno - 1228110 - WALDERI MONTEIRO DA SILVA JUNIOR
Externo ao Programa - 2581604 - CRISTINA FERRAZ SILVA

Notícia cadastrada em: 24/01/2024 12:45