Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANA CARLA LIMA FRANÇA

DISCENTE: MARIANA CARLA LIMA FRANÇA
DATA: 28/03/2024
LOCAL: https://teams.live.com/meet/9379580505706?p=x6i9mtbMC5XWZDiY
TÍTULO: Fatores contingenciais da gestão orçamentária do Instituto Federal de Sergipe no período de 2018 a 2022
PALAVRAS-CHAVES: orçamento público, instituições federais de ensino superior, teoria da contingência.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Contabilidade e Finanças Públicas

O orçamento público é o instrumento pelo qual o governo realiza a estimativa das receitas e a fixação das despesas, com o objetivo de controlar suas finanças e explanar o plano do executivo sobre os investimentos a serem realizadas nas diversas áreas da gestão. As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), através de seus orçamentos, vêm passando por escassez de recursos nos últimos anos para investir em seus propósitos e cumprir com suas missões. Dessa forma, o objetivo desse estudo é descrever as variáveis que se configuraram como fatores contingenciais na gestão orçamentária do Instituto Federal de Sergipe (IFS), durante o período de 2018 a 2022, sob o prisma da teoria da contingência. Essa pesquisa se configura como descritiva, com abordagem quantitativa e utilização do método estudo de caso. Para a amostra, serão selecionados 30 servidores do IFS envolvidos em setores ativos e participativos na gestão orçamentária do instituto para responder a um questionário. Além desse instrumento de coleta de dados, será utilizada a pesquisa documental para complementar os dados obtidos. A respeito da técnica de análise de dados, será utilizada a estatística descritiva, bem como a Análise dos Componentes Principais (ACP) para determinar os fatores contingenciais.

Presidente - 2569756 - ANTONIO VINICIUS SILVA CALDAS
Interno - 1305647 - ROSANGELA SARMENTO SILVA
Externo ao Programa - 1787204 - SILVIA LUIZA ALMEIDA CORREIA
Externo à Instituição - BRUNO SETTON GONÇALVES