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Banca de QUALIFICAÇÃO: JONIELTON OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONIELTON OLIVEIRA DANTAS
DATA: 27/01/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Prodema
TÍTULO: REPERTÓRIO DE SABERES DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE: ELEMENTOS PARA UMA PEDAGOGIA AMBIENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Educação Ambiental. Pedagogia Ambiental. Pesquisa-ação. Formação de professores.
PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A educação ambiental mesmo sendo um campo conceitual já consolidado, com princípios e objetivos bem definidos que a colocam em posição central no processo de mudança para o desenvolvimento sustentável, não tem conseguido potencializar a transformação que propõe em relação à conscientização, sensibilização e mudança de atitude das pessoas frente às questões socioambientais, tampouco assumir a vanguarda das transformações necessárias na própria educação escolar. No tocante à educação formal, várias explicações são dadas para o insucesso da educação ambiental, sendo a formação de professores apontada como um dos pontos mais problemáticos. Assim, este estudo defende a tese de que a efetivação da educação ambiental no âmbito da educação formal pressupõe uma pedagogia que lhe forneça suporte, uma pedagogia alinhada ao pensamento complexo, que assume a complexidade dos processos educativos na relação com a dimensão ambiental, uma pedagogia ambiental. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem como objetivo desenvolver estratégias didático-pedagógicas para a formação continuada de professores em educação ambiental, tendo em vista a mobilização dos saberes da profissionalidade docente de um grupo de professores de escolas públicas situadas na região centro-sul de Sergipe para a elaboração de diretrizes de uma pedagogia ambiental, de aplicação no âmbito escolar, na perspectiva de promover mudanças educativas com foco no desenvolvimento sustentável. A fim de atender essa proposição, adotou-se a abordagem qualitativa, ancorando-se em pressupostos e procedimentos relativos à pesquisa-ação mediante desenvolvimento do Processo Formador em Educação Ambiental e Profissionalização da Docência, de modo remoto, como principal estratégia para promover o diálogo de saberes sobre educação e meio ambiente entre o pesquisador, professores formadores, e professores que exercem à docência na Educação Básica em escolas públicas situadas em municípios que integram a Diretoria Regional de Educação - 02 (DRE-02) da Secretaria Estadual de Educação e Cultura do Estado de Sergipe (SEDUC/SE). Devido à pandemia do Coronavírus (Sars-Cov2), optou-se por desenvolver a ação em formato remoto, utilizando-se de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). Assim, a ação contempla seis etapas, nas quais foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados adaptados por meio de ferramentas digitais, como questionários (formulário on-line), análise documental – aplicada nas mensagens do chat geradas nos encontros on-line (Meet), nos fóruns de discussão (Classroom), e nas gravações das videoconferências. Sobre esses dados serão realizados procedimentos de tratamento e análise de dados, como a triangulação dos dados e a Análise de Conteúdo, de forma a inferir uma interpretação sobre os resultados que atenda aos problemas e objetivos definidos para esta pesquisa. Espera-se que os resultados possam apresentar as possíveis diretrizes da pedagogia ambiental para o contexto local e com um potencial de transferência para outros contextos geo-culturais. Ademais, como produto da tese, espera-se propor uma Matriz de Indicadores da Pedagogia Ambiental, de aplicação nas escolas, com a finalidade de subsidiar a tomada de decisão e a adoção de estratégias por parte dos gestores e professores, quanto à implementação de uma pedagogia ambiental comprometida com a sustentabilidade


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2222763 - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES
Externo ao Programa - 2082011 - CAE RODRIGUES
Externo à Instituição - MARIA NEIDE SOBRAL
Externo à Instituição - EDSON VICENTE DA SILVA

Notícia cadastrada em: 23/01/2021 09:46
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