Banca de DEFESA: JOSE ROGERIO BARRETO

DISCENTE: JOSE ROGERIO BARRETO
DATA: 30/08/2017
LOCAL: LEPEM - Campus Prof. Alberto Carvalho
TÍTULO: ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES COM FRAÇÕES
PALAVRAS-CHAVES: Operações com frações; Análise de erros; Resolução de Problemas.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho teve o intuito de identificar quais os erros cometidos por alunos de 6º ano do Ensino Fundamental em uma escola da Rede Pública Estadual na resolução de questões referentes às operações com frações e quais as problemáticas encontradas por eles na resolução de problemas envolvendo operações com frações. Participaram do estudo 29 alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de um colégio estadual do Agreste Sergipano. Para a coleta de dados foram aplicados dois questionários. O primeiro continha sete questões diretas para os alunos efetuarem operações de frações e o segundo continha seis questões em que era necessário interpretar para resolver os problemas, essas questões também envolvendo conhecimentos relacionados à frações e suas operações. Para a análise do primeiro questionário utilizamos a Análise de Erros (Cury 1994), onde quantificamos e descrevemos os tipos de erros cometidos pelos alunos na resolução das questões. Na análise do primeiro questionário detectamos que as maiores dificuldade enfrentadas estão relacionadas a erros na adição e subtração de frações. Já no segundo questionário, utilizamos a análise qualitativa de conteúdo e as fases de resolução de problemas de Polya (1995). Para tanto, buscamos identificar em qual fase os alunos apresentam maiores dificuldades na resolução de problemas. Os resultados do segundo questionário comprovam que uma das maiores dificuldades dos alunos é de compreender o problema, o que não permite o aluno estabelecer o plano de resolução e executá-lo.

Presidente - 1063905 - VIVIANE DE JESUS LISBOA AQUINO
Interno - 1449280 - EDER MATEUS DE SOUZA
Externo ao Programa - 1646555 - TERESA CRISTINA ETCHEVERRIA

Notícia cadastrada em: 24/08/2017 16:48