Banca de DEFESA: GISELA REIS DE GOIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GISELA REIS DE GOIS
DATA: 29/10/2020
LOCAL: web
TÍTULO: SOUTH AMERICA MI HIJA: UMA VIAGEM ÉPICA PELA AMÉRICA LATINA
PALAVRAS-CHAVES: South America Mi Hija. Epopeia. Notas de rodapé.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literaturas Estrangeiras Modernas

Esta tese tem como objetivo analisar, criticamente e de forma inédita, o poema South America Mi Hija (1992), da estado-unidense Sharon Doubiago, a partir de dois focos principais: as características épicas da obra e a relevância da presença de notas explicativas no poema, que narra uma viagem realizada por uma mãe e sua filha pela América do Sul, que marca o encontro de ambas com o passado histórico e mítico e a busca por narrativas das mulheres que ficaram perdidas no percurso da História. A obra apresenta um paralelismo com a viagem vertical de Perséfone em direção ao mundo de Hades; a viagem de Deméter, que se desloca horizontalmente, procurando a filha; e a viagem da mãe e filha, que percorrem trechos do continente, verticalmente, do Norte ao Sul. Acerca das notas explicativas, a abordagem discorrerá sobre os dois sentidos dessa presença. Por meio de método qualitativo, primeiramente, será analisada, teórica e criticamente, a função das notas de promover a compreensão dos referenciais históricos e míticos – dentre outros – de epopeias. Em seguida, e mais especificamente no caso do corpus em análise, a abordagem discorrerá sobre a concepção criativa do poema e sobre a própria presença de referentes ligados à América do Sul. A base teórica principal para essa pesquisa é o estudo teórico e crítico de poemas épicos, como os realizados por Anazildo Vasconcelos da Silva, Bernard Schweizer, Christina Ramalho e Fabio Mario da Silva, dentre outros. Esses autores serão essenciais para a composição do primeiro capítulo, em que South America Mi Hija será analisada segundo as categorias presentes na poesia épica. No segundo capítulo, observarei como a viagem em South America Mi Hija permite que se conheça mais sobre os povos sul-americanos, visto que, por meio das personagens que assumem o papel de viajantes, o poema usa a pulsão da errância para questionar quais são as reais prioridades do indivíduo atual, tão pautado pelo consumismo capitalista e tão ausente de experiências imateriais. Ainda no segundo capítulo, será apresentada uma discussão sobre a relevância das notas explicativas para a compreensão dos referentes históricos, mitológicos, etc. de epopeias. Para fundamentar a abordagem e a análise das notas presentes em South America Mi Hija, recorrerei a Paratextos Editoriais, de Gérard Genette (2018) e As origens trágicas da erudição, de Anthony Grafton (1998). A hipótese que defendo é que tais referentes são dados imprescindíveis à leitura épica e à leitura da América do Sul. Por conseguinte, esse estudo procura contribuir com as pesquisas sobre a produção de poemas épicos de autoria feminina e a popularização deles. Espero, ainda, auxiliar nas discussões sobre as notas de rodapé em epopeias, dimensionando como tal paratexto pode ser relevante para o entendimento da concepção criativa e conhecimento sobre diferentes culturas, e, no caso da obra, sobre as mulheres e a América do Sul. Por isso, como uma das contribuições dessa pesquisa, planisférios sobre a jornada em South America Mi Hija foram feitos para melhor entendimento da obra e da geografia da América do Sul, configurando também a presença de um método quantitativo. A tese, primeira defendida no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Sergipe, visa a configurar-se como fortuna crítica inaugural dessa obra de Doubiago no Brasil.

Presidente - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Interno - 1039769 - ANA MARIA LEAL CARDOSO
Interno - 2251636 - ALEXANDRE DE MELO ANDRADE
Externo à Instituição - RAFAEL DE CARVALHO MATIELLO BRUNHARA