Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSILENE DE JESUS MENDONÇA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSILENE DE JESUS MENDONÇA
DATA: 20/10/2020
LOCAL: online
TÍTULO: Primeira pessoa do plural: traços semânticos, encaixamento e mudança linguística
PALAVRAS-CHAVES: 1ª pessoa do plural; traços semânticos; encaixamento linguístico; mudança linguística.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Sociolingüística e Dialetologia

A alta frequência de uso da variante a gente na posição de sujeito é um indicativo de mudança em progresso na expressão da 1ª pessoa do plural. Porém, embora a frequência de uso seja um indicativo importante de mudança, é necessário considerar também os fenômenos linguísticos desencadeados a partir da inserção de a gente no quadro dos pronomes pessoais. Devido ao seu processo de gramaticalização, a forma a gente tende a codificar referentes de primeira pessoa do plural com um valor semântico mais genérico, herança de seu traço nominal, o que a caracteriza como uma forma emergente no subsistema dos pronomes pessoais. No entanto, estudos variacionistas desenvolvidos com amostras sociolinguísticas mais recentes têm evidenciado um aumento do uso de a gente em contextos de menor abrangência referencial, sinalizando a perda da distinção semântica entre as variantes nós e a gente. Nossa tese é de que a gente perdeu sua restrição semântica atrelada ao valor genérico, ganhando espaço em todos os contextos referenciais da primeira pessoa do plural, o que demonstra seu encaixamento estrutural no subsistema dos pronomes pessoais. Para defendermos essa tese, objetivamos, em uma perspectiva de mudança em tempo real de curta duração, analisar os traços semânticos das variantes nós e a gente em três amostras sociolinguísticas, constituídas em momentos distintos (2010/2011, 2013 e 2018) na comunidade de prática Campus Professor Alberto Carvalho, da Universidade Federal de Sergipe, situado em Itabaiana/SE. Para analisarmos o processo de mudança dos traços semânticos de a gente, realizamos um estudo do tipo tendência com um corpus formado a partir de dados de fala de 108 universitários, constituído por 100 entrevistas sociolinguísticas e 32 interações conduzidas. Nossa hipótese geral é de que a perda de restrição semântica de a genteocorre nas diferentes posições sintáticas, alterando também as relações de concordância verbal e nominal com a forma. Consideramos ainda que com a perda da distinção semântica entre nós e a gente, ocorra também a neutralização dos valores estilísticos das variantes. A mudança nos traços semânticos de a gente, encaixada na estrutura linguística, em conjunto com sua alta frequência de uso no português brasileiro, sinaliza um processo de mudança no paradigma dos pronomes pessoais. Portanto, as gramáticas normativas e livros didáticos devem reconhecer o pronome a gente como uma forma padrão para expressão da 1ª pessoa do plural, incluindo-a no quadro dos pronomes pessoais.

Presidente - 1505794 - RAQUEL MEISTER KO FREITAG
Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo ao Programa - 1544625 - LEILANE RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO