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Banca de QUALIFICAÇÃO: SOLANGE XAVIER CRUZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SOLANGE XAVIER CRUZ
DATA: 04/09/2020
HORA: 14:00
LOCAL: A ser definido pela secretaria
TÍTULO: A FAMÍLIA CONTEMPORÂNEA REPRESENTADA NO SERIADO MODERN FAMILY: AUTOETNOGRAFIA DE UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM GÊNEROS MULTIMODAIS NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA
PALAVRAS-CHAVES: Autoetnografia, projetos didáticos, família contemporânea, multiletramentos, letramento crítico
PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
RESUMO:

Nesta pesquisa, ainda em andamento, narro experiências vividas durante o processo de elaboração de um projeto didático para as aulas de Língua Inglesa. Essas narrativas, de cunho subjetivo e, concomitantemente, reflexivo-teórico, têm por objetivo geral analisar e descrever o percurso de elaboração de um Projeto Didático de Gênero Multimodal que visa problematizar as identidades da família contemporânea a partir do seriado de TV Modern Family. Utilizei a autoetnografia como estratégia metodológica da pesquisa qualitativa porque sua abordagem reconhece e acomoda a subjetividade e as vivências do pesquisador na pesquisa (ELLIS; ADAMS; BOCHNER, 2011; JONES; ADAMS; ELLIS, 2016.). Assim, como âncora teórica, essa pesquisa busca referências nos estudos sobre os multiletramentos (COPE; KALANTZIS, 2016; DUBOC, 2015; KRESS, 2003; LANKSHEAR; KNOBEL, 2011), letramento crítico (MENEZES DE SOUZA, 2011, 2011b; CERVETTI; PARDALES; DAMICO, 2001; MONTE MÓR, 2015; JORDÃO, 2013), identidades (HALL; SILVA, 2000), gênero (COSTA; SILVEIRA; MADEIRA, 2012; FURLAN; MÜLLER, 2013; LOURO, 2000, 2008; SCOTT, 1990) e família (CASTELLS, 1999), que servirão de suporte para a elaboração de uma proposta metodológica de Projeto Didático de Gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012). Narrar esse percurso é ao mesmo tempo um trabalho de autoconhecimento e ressignificação entendendo a relevância de minhas experiências, meus saberes e fazeres como professora e pesquisadora, não para estabelecer um modelo de prática a ser seguido, mas para um possível diálogo com outros professores e profissionais da educação, partindo do individual para outras experiências e saberes, a fim de promover (des)construções de sentidos para a prática docente e de alguma forma reverberar discussões para aqueles que assim como eu enfrentam as dificuldades da educação pública.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1997467 - MARLENE DE ALMEIDA AUGUSTO DE SOUZA
Interno - 1654781 - DORIS CRISTINA VICENTE DA SILVA MATOS
Interno - 1324031 - VANDERLEI JOSE ZACCHI
Externo à Instituição - WALKYRIA MARIA MONTE MOR

Notícia cadastrada em: 03/08/2020 10:24
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