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Banca de DEFESA: CLAUDIANA DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIANA DOS SANTOS
DATA: 22/02/2018
HORA: 16:00
LOCAL: Sala do PPGL.
TÍTULO: A CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO-LEITOR EM PROJETOS DE LEITURA: RESSIGNIFICAÇÕES A PARTIR DAS INSTÂNCIAS IDEOLÓGICAS
PALAVRAS-CHAVES: Análise do discurso.Projetos de leitura.Sujeito-leitor
PÁGINAS: 119
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística
RESUMO:

Desde a redemocratização, os estudos sobre a leitura no Brasil se desenvolvem sob diferentes perspectivas. Esta pesquisa tem por objetivo compreender a constituição do sujeito-leitor, na atualidade. Para realizar essa abordagem, selecionamos projetos de leitura, reportagens e documentos que circulam em instâncias ideológicas do espaço econômico, jurídico, religioso e do ensino. Com o aporte teórico-metodológico da Análise de Discurso de linha francesa, realizamos o estudo discursivo da forma sujeito-leitor. O referencial teórico é subsidiado por Michel Pêcheux (1995;1997; 2015); Eni P. Orlandi (2003; 2007; 2008; 2015); Maria do Rosário V. Gregolin (2006); S. Possenti (2003); José H. Nunes (1992; 2003), Helena H. Brandão (2012) e Eduardo Guimarães (1996; 2013). O percurso de análise é construído sob as seguintes categorias: discurso, forma-sujeito, ideologia, interdiscurso, formação discursiva, condições de produção, corpus, arquivo e recorte. Quanto à abordagem, a pesquisa apresenta um viés qualitativo e para a composição do corpus empírico, adotamos a pesquisa documental. No tocante aos resultados obtidos, o método identificou que na instância do econômico, os sentidos retomam o modo de funcionamento do sujeito do capitalismo, visto que há premiações e reconhecimentos financeiros pelo trabalho de leitura. Na instância do jurídico, o sujeito-leitor é constituído a partir de um modelo que retoma a memória de punição, o saber que provém da submissão às normas. Na instância do religioso, há o apagamento da construção do percurso de leitura e um trabalho de disciplinarização do sujeito-leitor. Na instância do ensino, especificamente nos objetivos do PNLL, identificamos os sentidos de um “discurso oficial” que garante o liberalismo da leitura, visando a formação de uma sociedade leitora. Em todas as instâncias, há o funcionamento de formações discursivas que retomam a prática pedagógica. Os sentidos operam na disseminação de uma cultura que valoriza e incentiva a leitura, desconstruindo o imaginário de uma sociedade que “não gosta de ler”. Sendo assim, a constituição do sujeito-leitor ocorre na dispersão dos diferentes tipos de leitura.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1198351 - WILTON JAMES BERNARDO DOS SANTOS
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO
Interno - 2865742 - MARCIA REGINA CURADO PEREIRA MARIANO
Interno - 1305011 - FABIO ELIAS VERDIANI TFOUNI

Notícia cadastrada em: 23/01/2018 10:43
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