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Banca de QUALIFICAÇÃO: MAIANE VASCONCELOS DE BRITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MAIANE VASCONCELOS DE BRITO
DATA: 25/09/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório de Letras
TÍTULO: DISCURSO DO SUJEITO SURDO SOBRE SUA EDUCAÇÃO: Uma Análise sob a Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso
PALAVRAS-CHAVES: Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso. Surdos. Sujeitos. Escola Especial. Inclusão. Bilinguismo.
PÁGINAS: 110
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Lingüística Aplicada
RESUMO:

A educação do surdo, atualmente, enfrenta uma difícil definição no que diz respeito ao modelo que melhor atenda às necessidades educacionais do aluno com surdez no Brasil. Consideramos nosso trabalho relevante, pois, nossa intenção foi evidenciar as discussões acerca do assunto protagonizadas pelos sujeitos surdos no que diz respeito à modalidade de ensino que contemplasse melhor essa comunidade. Para isso, objetivamos analisar criticamente os discursos de surdos veiculados na internet através do canal YouTube, visando a identificar, nesseS discursoS, a avaliação feita pelos surdos sobre a escola especial, a escola inclusiva e a escola bilíngue para surdos a fim de percebermos as identidades constituídas e quais sujeitos emergem em cada manifestação discursiva. Esta investigação está situada na Análise Crítica do Discurso – ACD- (FAIRCLOUGH, 2001, 2003), mais especificamente na Abordagem Sociológica e Comunicacional do Discurso (ASCD) (PEDROSA, 2012, 2013, 2014, 2016). A referida abordagem dialoga fortemente com a Sociologia para a Mudança Social –SMS (BAJOIT, 2006) e com a Comunicação para a Mudança Social –CMS (GUMUCIO-DAGRON 2008 e NAVARRO 2010). Para darmos conta da análise linguística, pré-requisito para uma análise em ACD, nos debruçamos sobre a Linguística Sistêmico-Funcional (ALMEIDA 2010) e seu sistema de avaliatividade, visualizando aspectos do subsistema atitude presentes nos discursos, identificando aspectos da avaliatividade. Da SMS, classificaremos os tipos de sujeitos que se constituem através do trabalho de gestão relacional de si. Nossa pesquisa é caracterizada pelo tipo qualitativa-interpretativa, utilizando vídeos de surdos no canal YouTube com propósito de coletarmos os dados. O corpus constitui-se por 7 vídeos que resultaram em 17 recortes discursivos a serem analisados, nos quais os surdos se posicionam frente à escola inclusiva e à escola bilíngue para surdos. A pesquisa levanta uma discussão em torno das modalidades de ensino para surdos e de qual parâmetro deve ser seguido para que o processo de aprendizagem para essas comunidades seja pleno, entre a inclusão defendida pela lei e por muitos especialistas ou o bilinguismo, método defendido unanimemente, por proporcionar de fato uma inclusão social e política do povo surdo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2228220 - CLEIDE EMILIA FAYE PEDROSA
Externo ao Programa - 2422200 - TAYSA MERCIA DOS SANTOS SOUZA DAMACENO
Externo ao Programa - 2049228 - RITA DE CACIA SANTOS SOUZA
Externo à Instituição - PAULO SERGIO DA SILVA SANTOS

Notícia cadastrada em: 13/09/2017 11:35
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