A UFS preocupa-se com a sua privacidade

A UFS poderá coletar informações básicas sobre a(s) visita(s) realizada(s) para aprimorar a experiência de navegação dos visitantes deste site, segundo o que estabelece a Política de Privacidade de Dados Pessoais. Ao utilizar este site, você concorda com a coleta e tratamento de seus dados pessoais por meio de formulários e cookies.

Ciente
Notícias

Banca de DEFESA: LUCIANO SANTANA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUCIANO SANTANA ROCHA
DATA: 03/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: a definir
TÍTULO: LETRAMENTO DIGITAL E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA: A ANÁLISE DA LINGUAGEM DOS ALUNOS NO WHATSAPP E SUAS PERCEPÇÕES QUANTO AO USO DAS TIC NA ESCOLA ESTADUAL GOVERNADOR VALADARES.
PALAVRAS-CHAVES: Linguística. Ensino. Língua. Letramento. Internet.
PÁGINAS: 89
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
RESUMO:

O presente trabalho de dissertação de mestrado tem como objetivo geral compreender o letramento digital e o ensino de língua materna no corpo discente da escola Estadual Governador Valadares de Aracaju - SE. Sobretudo, no que se refere à formação de indivíduos leitores e escritores inseridos na contextualização dos estudos linguísticos contemporâneos e sua relação com as TIC (Tecnologias da Informação e da Comunicação). Além disso, procurou-se atingir os seguintes objetivos específicos: a) analisar a linguagem de um grupo de alunos dessa escola, no whatsapp, correlacionando-a relativamente a fenômenos léxicos, morfológicos, sintáticos, semânticos e discursivos-pragmáticos, a partir de seus neologismos, suas variações linguísticas, suas abreviações, emoticons, onomatopeias e inovações em geral; b) demonstrar, a partir de hipóteses, o porquê do não domínio da língua padrão por parte do corpo discente da referida escola, apesar da habilidade na escrita digital da internet. c) averiguar, a partir de um questionário dos alunos, os locais de uso, as horas de utilização, as redes que possui, as formas de comunicação, os objetivos de utilização, as fontes mais utilizadas, as atividades desenvolvidas no espaço virtual e no papel impresso, os comentários postados, enfim a serventia do whatsapp; d) verificar também como a referida escola utiliza os recursos tecnológicos e se esta instituição educacional desenvolve projetos, no que se refere ao ensino em geral. Apresentamos as ideias acerca do uso da linguagem digital e do ensino de língua, a partir das orientações teóricas: (MARCUSCHI & XAVIER, 2005), com os gêneros digitais (LÉVI, 1999), com suas concepções acerca da cibercultura; (BAKHTIN, 1997), com a perspectiva dialógica, (SOARES, 2003), com suas modernas práticas de leitura e de escrita, (BAZERMAN, 2006), apresentando a escrita como agência, (BORTONI-RICARDO, 2005) com as variações da língua em termos de continuum, no campo da Sociolinguística, dentre outras referências teóricas que usamos neste trabalho de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 426219 - ANTONIO PONCIANO BEZERRA
Externo ao Programa - 6426204 - DENISE PORTO CARDOSO
Externo à Instituição - ELZA FERREIRA SANTOS
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO

Notícia cadastrada em: 19/07/2017 11:13
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação/UFS - - | Copyright © 2009-2024 - UFRN - bigua3.bigua3 v3.5.16 -r19110-7eaa891a10