Banca de QUALIFICAÇÃO: GENILMA DANTAS ANDRADE

DISCENTE: GENILMA DANTAS ANDRADE
DATA: 29/05/2017
LOCAL: Sala de Reuniões do PPGL
TÍTULO: Os efeitos de sentido das marcas de oralidade em produções escritas do Ensino Fundamental
PALAVRAS-CHAVES: Escrita e oralidade; Gênero Crônica; Produções escritas; Marcas da oralidade; Efeitos de sentido.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Lingüística
SUBÁREA: Teoria e Análise Lingüística

Esta pesquis tem como objetivo verificar os efeitos de sentido decorrentes das marcas de oralidade que se destacam em algumas crônicas produzidas por alunos do ensino fundamental e analisar se e como essas marcas podem favorecer na produção do texto escrito. O gênero literário crônica foi privilegiado nas aulas de língua portuguesa com o intuito de se perceber a intersecção da oralidade e escrita presente nos textos lidos e analisados, sendo utilizado, posteriormente, para incentivar a produção escrita e desenvolvimento de estratégias necessárias à formação de um estilo próprio. Tal escolha se deveu ao fato de tratar-se de um gênero narrativo mais acessível ao aluno, uma vez que relata fatos da atualidade e traz aspectos do seu contexto físico e social, aproximando-o mais do cotidiano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento do material bibliográfico, constituição e análise do corpus. Procurou-se fundamento teórico em autores que desenvolveram estudos sobre os gêneros do discurso, especialmente a crônica, a exemplo de BAKHTIN (1979, 2003), MARCUSCHI (1997, 2001), CÂNDIDO (1992) MELO (2002); sobre a oralidade e escrita: ZUNTHOR (1993); GNERRE (1998), FURTADO (2003), entre outros. O corpus para análise foi constituído por crônicas produzidas por alunos da 9ª série, entre 13 e 14 anos de idade, de uma escola pública de Aracaju. Esta pesquis tem como objetivo verificar os efeitos de sentido decorrentes das marcas de oralidade que se destacam em algumas crônicas produzidas por alunos do ensino fundamental e analisar se e como essas marcas podem favorecer na produção do texto escrito. O gênero literário crônica foi privilegiado nas aulas de língua portuguesa com o intuito de se perceber a intersecção da oralidade e escrita presente nos textos lidos e analisados, sendo utilizado, posteriormente, para incentivar a produção escrita e desenvolvimento de estratégias necessárias à formação de um estilo próprio. Tal escolha se deveu ao fato de tratar-se de um gênero narrativo mais acessível ao aluno, uma vez que relata fatos da atualidade e traz aspectos do seu contexto físico e social, aproximando-o mais do cotidiano. Os procedimentos metodológicos utilizados foram levantamento do material bibliográfico, constituição e análise do corpus. Procurou-se fundamento teórico em autores que desenvolveram estudos sobre os gêneros do discurso, especialmente a crônica, a exemplo de BAKHTIN (1979, 2003), MARCUSCHI (1997, 2001), CÂNDIDO (1992) MELO (2002); sobre a oralidade e escrita: ZUNTHOR (1993); GNERRE (1998), FURTADO (2003), entre outros. O corpus para análise foi constituído por crônicas produzidas por alunos da 9ª série, entre 13 e 14 anos de idade, de uma escola pública de Aracaju.

Interno - 1264245 - GERALDA DE OLIVEIRA SANTOS LIMA
Externo à Instituição - JEOVA SILVA SANTANA
Interno - 6426475 - MARIA LEONIA GARCIA COSTA CARVALHO

Notícia cadastrada em: 25/05/2017 12:02