Banca de DEFESA: MARIA CRISTINA SANTOS TEIXEIRA

DISCENTE: MARIA CRISTINA SANTOS TEIXEIRA
DATA: 30/08/2017
LOCAL: AUDITÓRIO DA PÓS - GRADUAÇÃO - DIDÁTICA II
TÍTULO: A Perspectiva Pluriativa como Estratégia de Reprodução da Agricultura Familiar na Microrregião do Agreste de Itabaiana-SE
PALAVRAS-CHAVES: Agricultura Familiar, Desenvolvimento Rural e Pluriatividade
ÁREA: Geografia

O final da década de 1990 no Brasil, foi caracterizado pelas mudanças econômicas,políticas e sociais, repercutindo na dinâmica do meio rural e nas formas de organização e produçãoda agricultura. Período de avanços significativos para a agricultura familiar no Brasil, fortalecidaem função do reconhecimento governamental de uma categoria social e também pelodirecionamento de políticas públicas para o meio rural. A agricultura brasileira atravessou umcaminho árduo até se firmar enquanto categoria social, teve um papel fundamental na sociedade econtinua tendo uma função social muito importante. Nessa mesma década surgiu o debate sobrepluriatividade que ganhou notoriedade a partir, do Projeto Rurbano que identificou que asatividades não agrícolas representavam maior percentual entre as pessoas ocupadas no meio ruralbrasileiro, sendo compreendida como pluriativo a unidade familiar em que pelo menos um membroda família desenvolve atividades agrícolas combinada a outra atividade não-agrícola. Apluriatividade surgiu como uma alternativa para dinamizar a agricultura familiar, é um processo queocorre de forma natural na sociedade, principalmente em áreas onde os agricultores demonstram acapacidade empreendedora e facilidade em adaptar-se as adversidades, além de ter um grande poderde flexibilização. O referido trabalho teve como objetivo analisar a pluriatividade da agriculturafamiliar como uma estratégia de reprodução social e econômica das unidades familiares naMicrorregião do Agreste de Itabaiana-SE e os seus rebatimentos sócio espaciais. Para que fossepossível alcançar o objetivo proposto nesta pesquisa foi trilhado um caminho com objetivosespecíficos, que permitiram a composição do trabalho como um todo. Os procedimentos teóricos emetodológicos foram: levantamento bibliográfico, que foi indispensável para a construção e revisãoda literatura, foram feitas coletas de dados secundários junto aos órgãos públicos que se encontramem plataformas digitais como: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o InstitutoNacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Ministério de Desenvolvimento Agrícola(MDA), Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Censo Agropecuário. A pesquisa decampo, aconteceu de forma direta com os (agricultores familiar), foi utilizando o método daamostragem que aconteceu de forma aleatória, também aplicados questionários em diversospovoados que fazem parte da Microrregião. A preocupação desta pesquisa foi buscar evidências quepermitissem analisar a importância da pluriatividade na agricultura familiar é a importância para areprodução da unidade familiar na Microrregião do Agreste de Itabaiana, e tem se mostradofundamental para a melhoria da qualidade de vida rural, criando maiores possibilidades derendimento e crescimento pessoal. A partir, das discursões da literatura e também fundamentado emdados secundários pode-se concluir que a Microrregião do Agreste de Itabaiana apresenta aexistência da pluriatividade e a importância para a reprodução da agricultura familiar.

Presidente - 1001489 - JOSE ELOIZIO DA COSTA
Externo ao Programa - 2660130 - MARCELO ALVES MENDES
Externo à Instituição - SAUMINEO DA SILVA NASCIMENTO

Notícia cadastrada em: 15/08/2017 15:15