Banca de DEFESA: MICHELLE SILVA MENEZES

DISCENTE: MICHELLE SILVA MENEZES
DATA: 11/04/2024
LOCAL: Didática VII Sala 402
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA TECNOLOGIA DE MICROEMULSÃO NO TRATAMENTO DE ÁGUA DE POÇOS ARTESIANOS
PALAVRAS-CHAVES: Água Salobra; Microemulsão; Salinidade; Dureza; Cálcio; Magnésio; Cloretos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias
ESPECIALIDADE: Técnicas Avançadas de Tratamento de Águas

A água é um dos recursos mais valiosos do mundo e embora esteja em constanterenovação, tornou-se insalubre em algumas partes do mundo. Diante da escassez deágua superficial ao redor do mundo, vários países têm utilizado as fontes de águasubterrâneas como meio de suprimento hídrico. Todavia, devido à formação da rochacristalina na maior parte da região brasileira, a água proveniente dos poçosgeralmente é salobra ou salina. No estado de Sergipe observa-se que, cerca de 40%de sua área encontra-se classificada como severa restrição de uso das águas. Comisto, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a eficiência dos sistemasmicroemulsionados à base de óleo de babaçu no tratamento da água salobra de poçosartesianos, da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí. Para obtenção da microemulsão,utilizou-se o diagrama de fases pseudoternário. Os óleos de babaçu e pinho foramescolhidos como fase apolar, o óleo de babaçu saponificado como tensoativo (T), oálcool isoproprílico como cotensoativo (C) e a água destilada (2% de cloreto de sódio)como fase aquosa. A escolha da melhor região e pontos de aplicação damicroemulsão, foi feita por meio do sistema de Winsor (IV). Além disso, utilizou-se umplanejamento fatorial do tipo Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR) comcombinações para três variáveis (composição da microemulsão, concentração damicroemulsão e tempo), e como variáveis de respostas a redução dos teores desalinidade, de dureza total, de cálcio, de magnésio e de cloretos. A partir da análisenas amostras dos ensaios de tratamento com a microemulsão é possível observar quea composição formulada com óleo de babaçu como fase apolar obteve as melhoreseficiências de remoção da água salobra. De acordo com os resultados, a redução dasalinidade variou de 0,40% a 30,64%, a redução da dureza, cálcio e magnésio varioude 2,52% a 45,28% e a redução dos cloretos variou de 0,76% a 22,81%. Conclui-seque utilizando cerca de 0,2% da microemulsão em comparação com a quantidade deágua a ser tratada, em um tempo de aproximadamente 2 minutos, foram obtidos osmelhores resultados, tendo em vista que, em ambas as combinações analisadas,foram obtidos resultados satisfatórios, obtendo uma água tratada, onde os parâmetrosestudados possuem valores inferiores aos exigidos pela legislação vigente.

Presidente - 1869305 - JOAO PAULO LOBO DOS SANTOS
Interno - 1688806 - ANDRE LUIS DANTAS RAMOS
Externo à Instituição - LUIZ CARLOS LOBATO DOS SANTOS

Notícia cadastrada em: 07/04/2024 10:52