Banca de DEFESA: SARAH MARIA DIAS OLIVEIRA

DISCENTE: SARAH MARIA DIAS OLIVEIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Departamento de Engenharia Ambiental/UFS
TÍTULO: Avaliação do Emprego de Tecnologia de Microrganismos Eficazes no Tratamento de Efluentes Doméstico e de Abatedouro Avícola
PALAVRAS-CHAVES: Tratamento de efluentes. Microrganismos eficazes. Efluentes de abatedouro avícola. Efluentes domésticos
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias
ESPECIALIDADE: Estudos e Caracterização de Efluentes Industriais

A insuficiência de um tratamento apropriado dos efluentes se configura como uma problemática de relevância significativa, acarretando consigo uma série de impactos ambientais de natureza séria e incontestável. Como resultado direto dessa lacuna, ocorre a liberação inapropriada desses efluentes em ecossistemas aquáticos, comprometendo ainda mais a qualidade dessas fontes hídricas essenciais. Nesse contexto desafiador, observa-se o surgimento e progresso de avanços tecnológicos destinados a abordar essa questão premente. Dentre as inovações promissoras, destaca-se a aplicação de microrganismos de alta eficácia no tratamento de efluentes. Inserido neste contexto, o presente estudo teve por objetivo avaliar a viabilidade do uso de microrganismos eficazes no tratamento de efluentes domésticos e provenientes de um abatedouro avícola. Para isso, foram empregados quatro reatores anaeróbicos de bancada, monitorando a eficácia tanto na presença quanto na ausência dos microrganismos em intervalos de 8 horas, 24 horas, 5º dia, 10º dia, 15º dia e 20º dia. A efetividade dos microrganismos foi avaliada por meio de análises físico-químicas da demanda bioquímica de oxigênio (DBO), demanda química de oxigênio (DQO) e turbidez. Adicionalmente, foi realizado o ajuste cinético de biodegradação em termos do parâmetro DBO e por fim, foi conduzida uma avaliação de toxicidade utilizando o organismo-teste Daphnia similis em um teste agudo, medindo a concentração efetiva EC50 em 48 horas. Os resultados obtidos demonstraram que os microrganismos eficazes ostentam um notável potencial para o tratamento de efluentes. No caso do efluente doméstico, alcançou-se uma eficiência de 99,01% na redução da DBO e 98% na DQO, além de uma diminuição significativa da turbidez de 161 NTU para 3,52 NTU. No tocante ao efluente proveniente do abatedouro avícola, registrou-se uma eficiência de 96,13% para a DBO e 94% para a DQO, com uma redução da turbidez de 59,4 NTU para 5,04 NTU. A cinética de biodegradação em reatores anaeróbios de banca de um efluente doméstico e de abatedouro avícola com e sem microrganismo eficazes ajustou-se melhor aos modelos de primeira ordem em termos de DBO, sendo que a utilização dos microrganismos eficazes resultou em valores mais elevados para a constante de velocidade k1, tanto nos efluentes domésticos (0,2937 d-1) quanto nos de abatedouros avícolas (0,2906 d-1), quando comparados às condições sem microrganismos (0,1523 d-1 para domésticos e 0,1295 d-1 para abatedouro). Os testes ecotoxicológicos conduzidos tanto para o efluente doméstico quanto para o proveniente do abatedouro avícola indicaram uma redução substancial na toxicidade após a aplicação dos microrganismos eficazes. Além dos benefícios ambientais decorrentes dessa abordagem, constatou-se que a utilização desses microrganismos revelou-se altamente vantajosa também do ponto de vista econômico e ambiental.

Presidente - 2193695 - JEFFERSON ARLEN FREITAS
Interno - 2494845 - DANIELLA ROCHA
Externo ao Programa - 2264403 - DANIEL MOUREIRA FONTES LIMA

Notícia cadastrada em: 28/08/2023 18:17