Banca de QUALIFICAÇÃO: ELISÂNGELA ANDRADE DOS SANTOS SOUZA

DISCENTE: ELISÂNGELA ANDRADE DOS SANTOS SOUZA
DATA: 15/02/2024
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/sala/rosangela-sarmento-silva
TÍTULO: APERFEIÇOAMENTO DA GOVERNANÇA APLICADA À GESTÃO DE PESSOAS: UMA PROPOSTA PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: governança de gestão de pessoas; iGovPessoas-TCU-2021; aperfeiçoamento da governança de pessoas; administração pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

O estudo tem como objetivo propor um modelo de ações integradas para o aperfeiçoamento da governança de pessoal da Universidade Federal de Sergipe para atender o relatório do iGovPessoas-TCU. Na revisão da literatura buscou estudos sobre a Governança de Gestão de Pessoas na Administração Pública, servindo de subsídio para oferecer às instituições, ferramentas que possam contribuir para a melhoria de suas práticas de governança. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório, do tipo estudo de caso. No referente à coleta de dados, os mesmos são classificados como dados secundários, haja vista que a pesquisa está baseada fundamentalmente no relatório do iGovPessoas-TCU-2021. Inicialmente será realizado o levantamento de ações praticadas pela UFS que estejam voltadas para a governança de gestão de pessoas e que atendam o iGovPessoas-TCU-2021, será abordada a técnica de análise de conteúdo, seguindo os itens utilizados pelo governo americano que o TCU utiliza para a mensuração dos índices de capital humano, a fim de buscar identificar e consequentemente comparar o resultado da UFS no relatório do iGovPessoas-TCU-2021- com as dez universidades federais que obtiveram melhor desempenho a partir das respostas coletadas pelo TCU. Com esses resultados será possível estabelecer uma proposta de modelo ações integradas para o aperfeiçoamento da governança de pessoas da UFS, que a instituição possa manter as ações que já atendem ao índice, assim como, promover mais ações que possam impulsionar cada vez mais o desempenho das pessoas, contribuindo para o aumento da efetividade da governança na gestão de pessoas no âmbito da administração pública.

Presidente - 3001042 - THAIS ETTINGER OLIVEIRA SALGADO
Externo à Instituição - PABLO LUIZ MARTINS
Externo à Instituição - MARCOS VINICIUS NASCIMENTO GONZALEZ CASTANEDA

Notícia cadastrada em: 14/02/2024 11:51