Banca de QUALIFICAÇÃO: DEOCLECIO JORGE GONCALVES FILHO

DISCENTE: DEOCLECIO JORGE GONCALVES FILHO
DATA: 04/12/2023
LOCAL: conferenciaweb.rnp.br/sala/rosangela-sarmento-silva
TÍTULO: MODELO DE COMPOSIÇÃO DOS CUSTOS PARA O ENSINO SUPERIOR: O CASO DO CAMPUS DE ITABAIANA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Nova Gestão Pública. Contabilidade de Custos. Sistema de Informação de Custos. Modelo Ideal de Composição de Custos.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

As transformações do Estado brasileiro trazidas pela ideia da Nova Gestão Pública, na busca de maior eficiência, fizeram com que as instituições públicas brasileiras, principalmente as Universidades Públicas Federais, tivessem seu foco voltado para os Custos. Isso se deu devido à necessidade de os gestores públicos buscarem mais conhecimentos nessa área, não só para atender o princípio da eficiência, introduzido no art. 37 da CF/88, mas também, para responder às exigências dos órgãos de controle externo, como CGU e TCU, que passaram a dar maior enfoque às instituições federais de ensino. Neste feito, a pesquisa objetiva apresentar um Modelo Ideal de Composição de Custos para o ensino superior da Universidade Federal de Sergipe, atendendo a especificidade do Campus Itabaiana, por meio da aplicação do Método de Apropriação de Custos - ABC – (Activity Based Costing). Do ponto de vista ontológico, se mostra como indutiva, ou seja, do particular o Campus Itabaiana, para a generalização outros campi que compõem a UFS. Será um estudo de caso único, com abordagem qualitativa, por meio de dados secundários, de cunho descrito e exploratório.

Presidente - 1305647 - ROSANGELA SARMENTO SILVA
Interno - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Interno - 2569756 - ANTONIO VINICIUS SILVA CALDAS
Externo à Instituição - PABLO LUIZ MARTINS