Banca de QUALIFICAÇÃO: ABEL SMITH MENEZES

DISCENTE: ABEL SMITH MENEZES
DATA: 06/12/2023
LOCAL: conferenciaweb.rnp.br/rosangela-sarmento-silva
TÍTULO: Apuração de Custos nas Instituições Federais de Ensino Superior: O caso da Universidade Federal de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: NBC TSP 34/2021. Custo ABC na Administração Pública. Sistema de Informação de Custos para a Universidade Federal Pública
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública

Este estudo tem como objetivo propor um modelo de sistema de custos para a Universidade Federal de Sergipe em atendimento a NBC STP 34/2021. Verificou-se na literatura sistemas de apuração de custos para as Instituições Federais de Ensino Superior para auxiliarem na elaboração do modelo a ser proposto. Quanto a metodologia, o estudo tem uma abordagem qualitativa e descritiva, utilizando-se do método do estudo de caso único e exploratório, pois será feita uma investigação de dados secundários e primários com o objetivo de compreender a complexidade e o contexto em análise. Na coleta de dados serão utilizados dados primários, obtidos por meio de entrevistas e observações, que permitirão uma exploração das necessidades e percepções das partes interessadas envolvidas na implementação e no uso do sistema de custos da UFS. Enquanto que os dados secundários serão obtidos por meio de análise de relatórios financeiros provenientes de documentos de sistemas governamentais, balancetes mensais, normas, leis e estudos existentes que tratam da contabilidade de custos na Administração Pública. Busca-se com este estudo auxiliar na gestão dos recursos da UFS, haja vista que a NBC TSP 34/2021 vem como uma obrigatoriedade para Administração Pública. Assim, no âmbito da UFS, apesar de ter sido reconhecida nos últimos anos pela Secretaria do Tesouro Nacional nas boas práticas da gestão de custos, não possui uma formalização de procedimentos internos no que se refere a gestão de custos.

Externo à Instituição - ANTONIO ERIVANDO XAVIER JUNIOR
Presidente - 3317187 - KLEBER FERNANDES DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - NORBERTO FERREIRA ROCHA
Interno - 1305647 - ROSANGELA SARMENTO SILVA