Banca de DEFESA: JOSIVANIA DA SILVA SANTOS COSTA

DISCENTE: JOSIVANIA DA SILVA SANTOS COSTA
DATA: 04/05/2018
LOCAL: A definir
TÍTULO: Leitura literária: estratégia para formar leitores de folhetos de cordel
PALAVRAS-CHAVES: Leitura literária. Cordel. Humor.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira

Este trabalho apresenta uma proposta pedagógica de leitura literária para uma turma do 7º Ano do Ensino Fundamental II de um colégio público, da cidade de Pinhão, no estado de Sergipe, com o cordel Proezas de João Grilo, de João Ferreira Lima, por considerar os feitos da cultura popular permeados por aspectos de humor presentes em sua narrativa. A percepção de uma realidade marcada por índices insatisfatórios na proficiência em Língua Portuguesa de alunos de escola pública do país despertou o interesse de desenvolver uma prática de leitura subjetiva voltada a contribuir para a formação do gosto pela leitura. O trabalho constitui-se de pesquisa bibliográfica e de pesquisa-ação, pelo propósito de investigar a própria prática pedagógica. Fundamentou-se na perspectiva da compreensão fruidora, na leitura subjetiva, propostas por Jauss e Rouxel; na representatividade do gênero cordel, assinalada por Márcia Abreu e Ruth Terra, e no caráter libertador do humor, evidenciado por Freud, Travaglia e Possenti, entre outros. Como abordagem de intervenção, o trabalho propõe oficinas de cordel. O gênero, sugerido pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) para o trabalho com essa modalidade de ensino, é oriundo e divulgador da cultura popular. O desenvolvimento das oficinas resultou no envolvimento do aluno com o folheto trabalhado, propiciando, assim, a apropriação e a ressignificação do texto por parte do discente inserido na cultura popular, em um processo que constitui o chamado “texto do leitor”, conforme assinala Anne Rouxel.

Presidente - 1687732 - JEANE DE CASSIA NASCIMENTO SANTOS
Interno - 1543268 - CHRISTINA BIELINSKI RAMALHO
Externo ao Programa - 1281971 - ALBERTO ROIPHE BRUNO

Notícia cadastrada em: 13/04/2018 13:45