Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAVID BARRETO ALVES
DATA: 31/05/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO: As Conjecturas como Instrumentos de Ensino de Matemática
PALAVRAS-CHAVES: Ensino de Matemática, Conjectura de Beal, Conjectura de Collatz, Conjectura de Goldbach, Conjectura de Toeplitz.
PÁGINAS: 54
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:
As conjecturas têm tido um importante papel no desenvolvimento da Matemática. Cada resultado que conhecemos, inicialmente surgiu de suposições formuladas através da dedução de situações problemas, e após muita análise, eram construídas suas demonstrações. No entanto, há várias afirmações que até hoje os matemáticos ainda não conseguiram prová-las e nem refutá-las, algumas das quais com vários séculos de existência. Neste trabalho apresentamos algumas dessas conjecturas, a saber: a Conjectura de Beal, a Conjecturade Collatz, a Conjectura de Goldbach e a Conjectura de Toeplitz que, apesar de terem se mostrados extremamente complexas para demonstrá-las ou refutá-las, apresentam enunciados de simples compreensão e possuem propriedades que permitem explorar um pouco alguns conceitos que podem ser usados nas aulas de Matemática dos Ensinos Fundamental e Médio.