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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉ ALMEIDA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANDRÉ ALMEIDA SILVA
DATA: 07/07/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Sala E5 do NUPEG
TÍTULO: UM MODELO DE GESTÃO DE MARKETING PARA NEGÓCIOS QUE ATUAM COM INDICAÇÃO GEOGRÁFICA
PALAVRAS-CHAVES: Indicação Geográfica. Modelo de gestão. Marketing. Planejamento estratégico.
PÁGINAS: 145
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Tecnologia e Inovação
RESUMO:

O conceito de Propriedade Intelectual (PI) possui uma ampla abrangência e vincula-se a bens imateriais,tangíveis ou intangíveis, protegidos por legislação específica e resguardados pela segurança jurídica.Uma das espécies de PI corresponde às Indicações Geográficas (IG) que, no ordenamento legal brasileiro,são instituídas pela Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, a Lei da Propriedade Industrial. Esta leiregula direitos e obrigações referentes à propriedade industrial e estabelece duas modalidades de IG, aIndicação Geográfica de Procedência (IP) e a Denominação de Origem (DO). De forma geral, o reconhecimentode uma IG resulta na valorização da cultura e da forma de fazer, agregando mais valor equalidade aos bens produzidos e possibilitando prestígio internacional, fatos que têm a força de incrementara economia das localidades dotadas desta distinção. Contudo, a simples concessão da indicaçãonão garante todos esses benefícios, são necessárias ações pré e pós-reconhecimento, que prezem poradequada administração e contínua busca de melhorias das relações entre IG e mercado. Neste contexto,o estudo aqui disposto tem como objetivo geral desenvolver um modelo de gestão de marketing paranegócios que atuam no segmento de Indicação Geográfica. Utilizando como objeto de estudo as IG doNordeste brasileiro, desdobram-se como objetivos específicos: i) investigar as relações existentes entreIG e desenvolvimento regional desta região; ii) mensurar a presença digital das IG nordestinas nas redessociais on-line; iii) verificar o desenvolvimento tecnológico da área de marketing; e iv) implementarum modelo de gestão de marketing para negócios que atuam no segmento de IG. Estes objetivos partemda questão de pesquisa que pergunta “como elaborar um modelo de gestão de marketing para agregarmais valor e trazer diferenciação mercadológica aos negócios com IG?”. A fim de responder à questãoapresentada e atender aos objetivos apontados, o estudo realizado tem caráter de pesquisa qualitativa equantitativa, utilizando como fonte de dados bases de artigos científicos, bases de patentes, questionários,páginas de redes sociais e informações de especialistas. Os resultados iniciais mostram que a concessãodas IG no Nordeste reflete no desenvolvimento regional, mas elas precisam reestruturar suasações de atuação; que há baixo engajamento das indicações nordestinas no ambiente digital; e que asproduções científicas e patentárias dos últimos 10 anos focaram, sobretudo, em atividades de comercialização.A partir do que foi estudado, será possível implementar um modelo de gestão de marketingpara negócios com IG, atingindo o objetivo iv e resultando em esperados impactos de ordem acadêmica/teórica, metodológica, educacional, prática/societal e em políticas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - CARINE TONDO ALVES
Interno - 2022042 - DANIEL PEREIRA DA SILVA
Presidente - 426680 - GABRIEL FRANCISCO DA SILVA
Interno - 1835499 - JOAO ANTONIO BELMINO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1632059 - SIMONE DE CASSIA SILVA

Notícia cadastrada em: 07/07/2023 02:06
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