Banca de DEFESA: BRUNA DOS SANTOS FERREIRA

DISCENTE: BRUNA DOS SANTOS FERREIRA
DATA: 30/06/2023
LOCAL: Auditório do Polo
TÍTULO: Mapeamento da lâmina d'água e estimação da cota de reservatórios com dados de radar sentinel-1
PALAVRAS-CHAVES: Reservatórios. Sensoriamento remoto. Monitoramento. Sergipe.
GRANDE ÁREA: Engenharias
ÁREA: Engenharia Sanitária
SUBÁREA: Recursos Hídricos

Os reservatórios constituem um dos principais meios de armazenamento eobtenção de água, sendo de extrema importância para o desenvolvimentosocioeconômico de uma determinada região. Os efeitos extremos dasmudanças climáticas afetam cada vez mais a dinâmica desses reservatórios,comprometendo sua disponibilidade hídrica, principalmente nos períodos deestiagem. Portanto, para desempenhar seu papel de forma satisfatória, osreservatórios devem ser monitorados com a maior precisão possível e emintervalos de tempo cada vez mais curtos. Atualmente, o monitoramento dosreservatórios é feito diretamente em campo, sendo passível de erros e com umcusto elevado. Estudos mostram que dados de Radar vêm sendo utilizadospara monitorar/estimar a cota/volume de água de reservatórios com elevadonível de acurácia. Dessa forma, esse trabalho tem como objetivo principal (i)estimar de forma remota a cota do nível de água dos cincos principaisreservatórios de água do estado de Sergipe com dados de Radar do satéliteSentinel-1. Como objetivos secundários, (ii) foi realizada a modelagemmorfométrica e (iii) o mapeamento de cobertura da terra com cada área dedrenagem analisada. Os reservatórios analisados foram o Governador JoãoAlves Filho, Jabiberi, Governador Dionísio Machado, Três Barras e SindicalistaJaime Umbelino de Souza/Poxim. Dados da missão Shuttle Radar TopographyMission (SRTM) e técnicas de geoprocessamento foram utilizados paramodelagem morfométrica. Imagens orbitais do satélite Planet (~ 5 m) e técnicasde sensoriamento remoto foram utilizadas para o mapeamento da cobertura daterra. Para a estimativa do nível de água, foram utilizados dados diários entre2019 e 2022 coletados em campo de cota (m) da lâmina dágua. A área delâmina d’água dos reservatórios foi estimada remotamente a cada seis/dozedias a partir da classificação automática dos valores em imagens dualpol doSentinel-1 banda C. Além disso, dados diários de precipitação pluvial foramestimados para cada área de drenagem dos reservatórios. Por fim, modelos deregressão foram ajustados para estimar os valores de cota de cadareservatório em função dos valores de área de lâmina d’água do Sentinel-1 eprecipitação pluvial. As imagens SAR GRD nível-1 na polarização VV e janela3x3 apresentaram resultados satisfatórios para os reservatórios GovernadorJoão Alves Filho (R= 0,93) e Jabiberi (R= 0,89) obtendo maiores correlaçõescom as variáveis observadas, sendo classificada como forte e RMSE de 1,0 e0,67, respectivamente. Poxim (R= 0,69) e Três Barras (R= 0,6) secorrelacionaram de forma moderada e obtiveram RMSE= 0,89 e 2,32,respectivamente. Apenas o reservatório Dionísio demonstrou correlaçãoconsiderada fraca (R= 0,4). Os resultados comprovam que o uso da sérietemporal de imagens SAR Sentinel-1 possui potencial para mapear e estimarvalores de cota em função dos valores de área de lâminas d’água, podendocontribuir para o monitoramento de reservatórios de forma gratuita.

Presidente - 1533419 - ANDRE QUINTAO DE ALMEIDA
Interno - 044.229.405-03 - JANISSON BATISTA DE JESUS
Externo ao Programa - 1739891 - MILTON MARQUES FERNANDES

Notícia cadastrada em: 19/06/2023 08:22