Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CRISTIANO LEAL DE BARROS LIMA
DATA: 09/12/2014
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Departamento de Comunicação Social
TÍTULO: O CONCEITO DE ENCENAÇÃO NA REPRESENTAÇÃO DA CIDADE FUTURISTA NO FILME BLADE RUNNER O CAÇADOR DE ANDROIDES: DESIGN DE PRODUÇÃO, DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA E DIREÇÃO GERAL
PALAVRAS-CHAVES: Cinema. Urbanismo. Representação. Encenação.
PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Comunicação
SUBÁREA: Comunicação Visual
RESUMO:
O filme de ficção científica Blade Runner – O Caçador de Androides (Blade Runner, EUA, 1982) consegue delinear um possível futuro no ano de 2019 – agora, quase presente – da sociedade urbana que retrata. Verificou-se na literatura consultada a existência de estudos extensos a respeito de diversas questões relativas ao filme, que não se limitam a apenas à cidade, mas também às relações trabalhistas, filosofia, à robótica, ao design gráfico, cenografia, direção de fotografia, efeitos visuais, sonoplastia, figurinos, história, filosofia, arquitetura, entre outros. Isso se dá devido à representação realística – e sua respectiva encenação em termos visuais – de um futuro urbano possível. Desta forma, será efetuada a análise de sua construção visual em três instantes: no primeiro, será estudado como o design de produção estabelece os principais aspectos visuais dessa paisagem; no segundo pesquisase como a direção de fotografia trata a cenografia do filme para que se possa chegar no terceiro instante, em que a função do diretor é estabelecida ao final desse processo. Assim pretendese estudar a encenação da cidade representada no filme, levando-se em consideração a sua função denotativa, segundo Bordwell, utilizando-se dos conceitos de analise descritos em seu livro, Figuras Traçadas na Luz com relação à representação e encenação, a qual é produzida pela mise-en-scène do filme na construção de um estilo.