Banca de DEFESA: CAYO VINNYCIUS PEREIRA LIMA

DISCENTE: CAYO VINNYCIUS PEREIRA LIMA
DATA: 28/02/2024
LOCAL: Online
TÍTULO: CORRELATOS DA INTENÇÃO DE SER FISICAMENTE ATIVO EM ADOLESCENTES BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Comportamentos Relacionados com a Saúde; Saúde do Adolescente; Exercício Físico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Embora se conheça alguns dos fatores que estão relacionados àintenção de ser fisicamente ativo de adolescentes, nenhum estudo anteriorexaminou a relação complexa entre esses fatores, sobretudo baseando-se emmodelos ecológicos. Objetivo: Investigar os correlatos da intenção de serfisicamente ativo em adolescentes brasileiros. Métodos: Trata-se de um estudotransversal baseado na terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar.Para a intenção de ser fisicamente ativo, os participantes foram questionados: "Sevocê tivesse a oportunidade de praticar atividade física na maioria dos dias dasemana, qual seria sua atitude?" Para o nível de atividade física foi considerado aatividade física total e seus domínios. Características individuais, fatores sociais,escola e ambientes regionais foram utilizados como correlatos. Análise de rede emodelos de regressão logística binária e multinomial foram utilizados. Resultados:Observamos que os meninos apresentaram maior frequência de intenção de serfisicamente ativos em comparação às meninas (-0.073), assim como osadolescentes que se percebiam como acima do peso em relação aos seus paresque se percebiam com peso normal (0.079). Além disso, os estudantes de escolasprivadas reportaram maior intenção de se envolver regularmente em atividadesfísicas (0.071). Os valores mais altos para influência esperada foram observadospara atividades de contraturno (1,632), dependência administrativa (1,244),cor/raça (0,663) e percepção da autoimagem (0,422). Além disso, observamos queas chances de realizar atividade física na escola aumentam à medida que aintenção de ser fisicamente ativo também aumenta (Grupo 2: OR=2,02; IC 95% 1,99- 2,04) (Grupo 3: OR=2,86; IC 95% 2,83 - 2,90). Além disso, que as chances de nãoparticipar de atividade física extra aula de educação física diminuíram à medida quea intenção de ser fisicamente ativo se intensifica (Grupo 2: OR=0,37; IC 95% 0,36- 0,37) (Grupo 3: OR=0,24; IC 95% 0,23 - 0,24). Por fim, que quanto maior aintenção de ser fisicamente ativo menor a chance de não realizar atividade física(Grupo 2: OR=0,47; IC 95% 0,46 - 0,48) (Grupo 3: OR=0,31; IC 95% 0,30 - 0,32) emaiores as chances de atingir 300 minutos semanais de atividade física (Grupo 2:OR=1,38; IC 95% 1,36 – 1,40) (Grupo 3: OR=2,21; IC 95% 2,17 – 2,25).Conclusões: Concluímos que variáveis como sexo, percepção da autoimagem,dependência administrativa da escola e disponibilidade de atividades no contraturno exercem influência significativa sobre essa intenção de ser ativo.Também observamos que a relação entre essa intenção e a prática efetiva deatividades físicas varia entre diferentes grupos populacionais e contextos.

Externo à Instituição - BRUNO BARBOSA GIUDICELLI
Presidente - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Interno - 3045473 - THAYSE NATACHA QUEIROZ FERREIRA GOMES

Notícia cadastrada em: 22/02/2024 07:45