Banca de QUALIFICAÇÃO: CAYO VINNYCIUS PEREIRA LIMA

DISCENTE: CAYO VINNYCIUS PEREIRA LIMA
DATA: 08/02/2024
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/iqj-xykq-afp)
TÍTULO: CORRELATOS DA INTENÇÃO DE SER FISICAMENTE ATIVO EM ADOLESCENTES BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Comportamentos Relacionados com a Saúde; Saúde do Adolescente; Exercício Físico.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Embora se conheça alguns dos fatores que estão relacionados à intenção de ser fisicamente ativo de adolescentes, nenhum estudo anterior examinou a relação complexa entre esses fatores, sobretudo baseando-se em modelos ecológicos. Objetivo: Investigar os correlatos da intenção de ser fisicamente ativo em adolescentes brasileiros. Métodos: Trata-se de um estudo transversal baseado na terceira edição da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar. Para a intenção de ser fisicamente ativo, os participantes foram questionados: "Se você tivesse a oportunidade de praticar atividade física na maioria dos dias da semana, qual seria sua atitude?" Características individuais, domínios de atividade física, fatores sociais, escola e ambientes regionais foram utilizados como correlatos. Análise de rede e modelos de regressão logística binária e multinomial foram utilizados. Resultados: Observamos que os meninos apresentaram maior frequência de intenção de ser fisicamente ativos em comparação às meninas, assim como os adolescentes que se percebiam como acima do peso em relação aos seus pares que se percebiam com peso normal. Além disso, os estudantes de escolas privadas reportaram maior intenção de se envolver regularmente em atividades físicas. Além disso, observamos que as chances de realizar atividade física na escola aumentaram proporcionalmente à intenção de ser fisicamente ativo. As chances de não participar em atividades físicas extra aula de educação física diminuíram progressivamente à medida que a intenção de ser vida fisicamente ativo se intensifica. Por fim, observamos que, quanto maior a intenção de ser fisicamente ativo, menor a chance de não realizar atividade física e maiores as chances de atingir 300 minutos semanais de atividade física.

Presidente - 3045473 - THAYSE NATACHA QUEIROZ FERREIRA GOMES
Externo à Instituição - THIAGO SOUSA MATIAS
Externo à Instituição - BRUNO BARBOSA GIUDICELLI

Notícia cadastrada em: 08/02/2024 13:01