Banca de QUALIFICAÇÃO: NEWTON CARLOS PEREIRA DA SILVA

DISCENTE: NEWTON CARLOS PEREIRA DA SILVA
DATA: 01/02/2024
LOCAL: Sala multifuncional do PPGEF/https://meet.google.com/ujh-zsie-frt
TÍTULO: RELAÇÃO ENTRE A ANTROPOMETRIA, APTIDÃO FÍSICA E PLIOMETRIA COM O DESEMPENHO DE ACERTOS DE GOLS EM ARREMESSOS DE 9 METROS NO HANDEBOL
PALAVRAS-CHAVES: Desempenho esportivo; Handebol; Esporte; Performance; Rendimento; Pliometria.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: O handebol é um esporte coletivo com altas demandas físicas, técnicas e psíquica que exige do jogador uma preparação para manter um ritmo físico elevado durante a competição e os treinos, ter altos níveis de força muscular, velocidade de arremesso, alta capacidade de combinar esforços aeróbicos e anaeróbicos, além de uma preparação técnica e psicológica para um bom desempenho no jogo. A medição do desempenho é um dos principais temas de estudo das ciências do esporte, pois desempenha um papel fundamental no planejamento do treinamento e da competição. Objetivo: Avaliar a relação dos componentes da aptidão física e antropometria no arremesso de 9 metros do handebol e verificar o efeito de treinamentos pliométricos na aptidão física e no desempenho esportivo de acerto de gols em arremessos de 9 metros do handebol. Metodologia: Desta forma, foram elaborados três estudos: Estudo 1. Desempenho físico, pliometria e desempenho esportivo em Arremessos de handebol. O objetivo do estudo foi apresentar a relação entre os arremessos de handebol com a pliometria e o desempenho físico, nesse estudo constatamos que são necessários maiores estudos que explorem as possíveis relações entre o desempenho físico, pliometria e os arremessos no handebol, tanto em categorias de base como adultas em ambos os sexos; Estudo 2. Qual a relação da aptidão física e antropometria no desempenho de arremessos de 9 metros em atletas adultos jovens de handebol? A amostra foi composta por 22 atletas adultos jovens com idade entre 18 a 24 anos (19.11 ± 1.88) de ambos os sexos escolhidos por conveniência. Foram realizados testes de aptidão física para a velocidade, agilidade, flexibilidade, força de membros inferiores e superiores e medidas antropométricas. Os testes foram correlacionados com o arremesso de 9 metros em um treino simulado. Resultados: Dos componentes da aptidão física apenas o força de membros superiores apresentou uma correlação significativa com o desempenho de arremessos de 9 metros (p 0,009; r de Spearman 0,557), em relação as medidas antropométricas, a massa (p 0,04; r de Spearman 0,439) e o índice de massa corporal (p 0,02; r de Spearman 0,486) apresentaram correlações significativas com o desempenho em arremessos de 9 metros em jovens atletas de handebol. Estudo 3. Pliometria e desempenho de arremesso no handebol. A amostra envolveu 19 atletas dos sexos masculino e feminino, com idade entre 18 a 24 anos (18.79 ± 1.61). Foi realizado uma intervenção com o treinamento pliométrico de 8 semanas antes do treinamento técnico/tático das equipes de handebol, também foram realizados testes de aptidão física para a velocidade, agilidade, flexibilidade, força de membros inferiores e superiores e um treino simulado de arremessos de 9 metros antes e após a intervenção com a pliometria. Após as 8 semanas de intervenções foi feito um teste t para amostras emparedadas para uma comparação dos resultados. Resultados: Dos componentes da aptidão física a força/potência de membros inferiores aumentou significativamente onde o jump teste melhorou sua média de (32.30 ± 7.95) para uma média de (36.13 ± 7.54) com p < 0,001 já no teste de salto com contra movimento a média subiu de (32.76 ± 8.88) para (36.49 ± 8.31) com p < 0,001. Também aumentou significativamente a força de membros superiores (5.03 ± 1.11) para (5.36 ± 1.14) com p < 0,001. A agilidade houve uma piora significativa, onde os atletas realizavam o percurso do Teste Shuttle-Run com uma média de (10.23 ± 0.92) e passaram a fazer o mesmo percurso com uma média de (10.81 ± 0.93) com p < 0,001. Já o desempenho de acerto de gols, embora tenha aumentado de (1.53 ± 0.96) para (1.63 ± 0.95) não foi significativo no estudo p = 0,65. Considerações finais: Diante dos resultados obtidos, foram identificados que há uma correlação significativa entre as medidas antropométricas massa e índice de massa corporal com o arremesso de 9 metros no handebol, também existe uma correlação significativa entre a força/potência dos membros superiores com o arremesso de 9 metros. Após uma intervenção com o treinamento pliométrico, existe ainda uma melhora significativa nos componentes da aptidão física (força/potência de membros superiores e força/potência de membros inferiores) e uma diminuição significativa no componente agilidade, também não houve melhora significativa no desempenho de arremessos de 9 metros do handebol após o treinamento pliométrico, o que indica que além dos componentes físicos e psíquicos, uma técnica apurada de arremesso é muito importante para o desempenho esportivo na modalidade handebol, por fim, constatamos que são necessários novos estudos que indiquem a relação entre o desempenho físico, a pliometria e o desempenho esportivo em arremessos do handebol.

Presidente - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Externo à Instituição - RAFAEL POMBO MENEZES
Externo à Instituição - IBERÊ CALDAS SOUZA LEÃO

Notícia cadastrada em: 31/01/2024 13:04