Banca de QUALIFICAÇÃO: CLEIDISON MACHADO SANTANA

DISCENTE: CLEIDISON MACHADO SANTANA
DATA: 05/02/2024
LOCAL: meet.google.com/zfx-dits-jhp
TÍTULO: INSATISFAÇÃO CORPORAL, ATIVIDADE FÍSICA, AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E INDICADORES DE SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES BRASILEIROS
PALAVRAS-CHAVES: Imagem Corporal, Insatisfação Corporal, Atividade Física, Educação Física, Saúde Mental, Adolescência.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: O sofrimento gerado pela insatisfação corporal na adolescência pode ser um gatilho para problemas físicos e psíquicos extremos, de forma que identificar a minimizar estes efeitos apresentam-se como importante fator na saúde do adolescente. Objetivo: O objetivo geral deste trabalho foi verificar as associações entre insatisfação corporal, atividade física, aulas de Educação Física e indicadores de saúde mental em adolescentes brasileiros. Métodos: Trabalho organizado conforme normas do Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Sergipe, seguindo o modelo B, que consiste na compilação de dois estudos submetidos/publicados em periódicos qualificados. Neste caso, ambos os trabalhos foram realizados a partir dos dados secundários da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar – PeNSE 2019, organizada pelo IBGE. Resultados - Estudo 1: verificou-se a associação entre a insatisfação corporal e o comportamento sedentário, as aulas de Educação Física e atividade física extraclasse em adolescentes brasileiros, com os seguintes resultados: insatisfação corporal esteve associada ao comportamento sedentário excessivo (OR = 1,58; IC95% = 1,54; 1,63), a ausência da aula de Educação Física (OR = 1,05; IC95% = 1,02; 1,09) e a ausência de atividade física extraclasse (OR = 1,38; IC95% = 1,34; 1,42). Estudo 2: verificou-se a associação entre a insatisfação corporal a atividade física e indicadores de saúde mental em adolescentes brasileiros com os seguintes resultados: houve associação entre a insatisfação corporal e a atividade física insuficiente (OR = 1,17; IC95% = 1,44; 1,21) e em todos os indicadores das variáveis relacionadas à saúde mental, conforme segue “preocupações com coisas comuns do dia a dia” (OR = 1,43; IC95% = 1,39; 1,48), “sentimentos de tristeza” (OR = 1,97; IC95% = 1,89; 2,04), “sentimento de que ninguém se preocupava com ele” (OR = 1,42; IC95% = 1,37; 1,47), “sentimentos de irritação, nervosismo e mau humor” (OR = 1,39; IC95% = 1,35; 1,44), “sentimentos que a vida não vale a pena ser vivida” (OR = 1,49; IC95% = 1,43; 1,56), não ter “nenhum amigo próximo” (OR = 1,38; IC95% = 1,27; 1,50). Conclusão: Conclui-se nos estudos que há associação direta entre a insatisfação corporal, ausência de atividade física, indicadores de saúde mental fragilizados, comportamento sedentário excessivo, ausência da aula de Educação Física escolar e ausência de atividade física extraescolar em adolescentes brasileiros.

Presidente - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Externo à Instituição - VIVIANE ROCHA VIANA
Externo à Instituição - JADSON DE OLIVEIRA LIMA

Notícia cadastrada em: 29/01/2024 07:49