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Banca de DEFESA: JOAO CARLOS DO NASCIMENTO MELO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO CARLOS DO NASCIMENTO MELO
DATA: 28/02/2024
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 408, didática VII
TÍTULO: EFEITO DE DUAS INTERVENÇÕES COM ATIVIDADE FÍSICA EM SALA DE AULA SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO E INDICADORES DE SAÚDE DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento Sedentário; Saúde do Escolar; Promoção de Saúde.
PÁGINAS: 64
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: Estratégias de intervenção, como as pausas ativas e as liçõesfisicamente ativas têm apresentado efeitos promissores para reduzir ocomportamento sedentário e melhorar o desempenho acadêmico. No entanto,lacunas científicas importantes persistem, especialmente em relação aos efeitos nafunção cognitiva. Além disso, há escassez de evidências em contextos de paísesde renda média e baixa, como o Brasil. Adicionalmente, poucos estudoscompararam diferentes tipos de intervenção, o que limita a compreensão sobre aefetividade relativa dessas estratégias. Portanto, mais pesquisas são necessáriaspara avaliar a transferência de resultados positivos para contextos diversos e paracompreender melhor como otimizar as intervenções no ambiente educacionalvisando reduzir o comportamento sedentário e melhorar o desempenho acadêmicoe saúde de crianças. Objetivo: Investigar a efetividade da implementação depausas ativas e lições fisicamente sobre a função cognitiva e indicadores de saúdeem crianças do ensino fundamental. Métodos: Se trata de um ensaio clínicorandomizado por cluster conduzido em escolas municipais de Aracaju/SE. Um totalde 6 escolas foram sorteadas e distribuídas aleatoriamente em três grupos: 1)grupo pausas ativas (2 escolas; 6 turmas; n= 61), realizaram interrupções de 5 a10 minutos com movimento entre as lições/tarefas de aula para interromper o temposentado, em dias contrários as aulas de educação física; 2) grupo lições fisicamenteativas (2 escolas; 5 turmas; n= 77) realizaram aulas combinando movimento com oconteúdo pedagógico em dias contrários as aulas de educação física; e 3) grupocontrole (2 escolas; 5 turmas; n=46), seguiu o currículo tradicional. As intervençõesocorreram durante 8 semanas entre os meses de setembro e novembro de 2022.A função cognitiva foi avaliada por meio do tempo de reação e o total de acertospor cinco testes computadorizados: 1) Busca visual (atenção visual); 2) Go/NoGo(controle inibitório); 3) Mental Rotation (raciocínio espacial); 4) Cueing (orientaçãoespacial) e 5) DigitSpan (memória de trabalho). Atividade física foi avaliada deforma objetiva, por pedômetros, e de forma subjetiva usando o questionárioeletrônico Web-CAAFE. A qualidade de vida foi avaliada pela escala de avaliaçãode qualidade de vida. A sonolência diurna foi avaliada pela escala pediátrica desonolência diurna e a percepção da escola foi avaliada por um questionário comrespostas em escala likert de 5 pontos com perguntas sobre a satisfação de algunsaspectos da escola (exemplo, gostar da escola e do professor). Modelos brutos eajustados de Equações de Estimativa Generalizada foram utilizados para verificaro efeito das interações ao longo do tempo. Diferenças iniciais foram ajustadas pelobaseline. As informações de turma, idade, sexo, e dias de usos dos pedômetrosforam testadas como covariáveis de ajuste no modelo final. Todas as análisesestatísticas foram conduzidas no software SPSS 29.0 e foi adotado o nível designificância de 5%. Resultados: Para o controle inibitório, uma reduçãosignificativa na média no tempo de reação do teste Go/NoGo foi observada nogrupo lições (p<0,001), mas sem diferenças para os grupos pausas ativas(p=0,832) e controle (p=0,759). Para a orientação espacial, as análises de post-hocnão identificaram mudanças significativas no total de acertos no teste Cueing paraos grupos lições (p=0,070), pausas ativas (p=0,241) e controle (p=0,097). No
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entanto, foi observada redução significativa na média do tempo de reação do testepara o grupo lições (p<0,001), mas sem diferenças nos grupos de pausas (p=0,421)e no grupo controle (p=0,524). Para a memória do trabalho, um aumentosignificativo na média do total de acertos do teste DigitSpan foi observado no grupolições (p=0,001), enquanto os grupos pausas ativas (p= 0,615) e controle (p=0,399)não apresentaram diferenças significativas. Além disso, o grupo controle aumentoua frequência de atividades sedentárias diárias (p=0,002), enquanto os grupos lições(p=0,580) e pausas ativas (p=0,114) se mantiveram inalterados ao longo do tempo.Foi observado uma piora significativa na percepção de qualidade de vida para ogrupo controle (p=0,005), enquanto não houve diferenças para os grupos lições(p=0,676) e pausas ativas (p=0,305). Entretanto, um aumento significativo foiobservado nos sintomas de sonolência diurna para o grupo lições (p<0,001),enquanto não houve diferenças para o grupo de pausas (p=0,641) e controle(p=0,324). Não foram observadas mudanças significativas para as demaisvariáveis. Conclusões: Nossos achados sugerem que a lições fisicamente ativaspode ser uma intervenção interessante para melhorar o controle inibitório,orientação espacial e memória de trabalho de crianças do primeiro ano do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Externo ao Programa - 4313987 - DIOGO ARAUJO DE SOUSA
Externo à Instituição - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS

Notícia cadastrada em: 19/01/2024 08:35
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