Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VIVIANE DE ANDRADE SIMÕES
DATA: 26/01/2024
HORA: 08:00
LOCAL: meet.google.com/qfs-oegw-kbf
TÍTULO: AULAS SEMANAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E FATORES ASSOCIADOS EM ADOLESCENTES BRASILEIROS.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, Adolescentes, Atividade Física.
PÁGINAS: 52
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:
Este trabalho tem por objetivo Identificar as associações entre as aulas deEducação Física e seus benefícios em adolescentes brasileiros. Métodos: Adissertação está organizada conforme normas do PPGEF seguindo o modelo“B”, em dois artigos submetidos e aprovados, conforme segue: Estudo 1: Osbenefícios associados às aulas de Educação Física na escola são bemelencados na literatura, indo desde a melhora da autonomia do indivíduo,passando pelo aumento do arcabouço motor, até o aumento de predisposiçãopara aquisição de hábitos saudáveis. As aulas de Educação Física no Brasilpassam por diversos tipos de problemas, indo desde a falta de um documentonorteador que determine o número de aulas semanais, seriação de conteúdose a falta de infraestrutura e materiais adequados à intervenção. O objetivodeste artigo é apresentar e discutir a importância da Educação Física eatividade física no espaço escolar. Estudo 2: Objetivo: Verificar os fatoresassociados à quantidade semanal de aulas de educação física emadolescentes brasileiros. Metodologia: Este é um estudo descritivo de cortetransversal, que utilizou dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar(PeNSE-2019). A amostra, representativa de toda a população, foi compostapor 151.724 adolescentes, com idades entre 12 e 17 anos, matriculados emescolas públicas e privadas do Brasil. Para análise dos dados, utilizou-seestatística descritiva e regressão logística binária. Em todas as análisesutilizou-se o software estatístico Jamovi for Windows, adotando-se nível designificância de 5%. Resultados: Estudantes do sexo feminino (OR=0.96;IC95%= 0.94; 0.99), “Não brancos” (OR = 0.79; IC95% = 0.78; 0.81), maisvelhos (OR=0.96; IC95%= 0.96; 0.97), de escolas públicas (OR=0.53;IC95%=0.52; 0.54), do ensino médio (OR=0.38; IC95%= 0.36; 0.39), e commais horas em comportamento sedentário (OR=0.98; IC95%= 0.98; 0.99),apresentaram chances reduzidas de participarem de duas ou mais aulas deeducação física/semana. Adolescentes classificados como “ativos” (OR=1.88;IC95%=1.83; 1.93) apresentaram chances aumentadas em participar das aulassemanais de educação física. Conclusão: Verifica-se associação inversa entrea quantidade semanal de aulas de educação física e os fatoressociodemográficos considerados.