Banca de DEFESA: CARLOS EDUARDO LIMA ROCHA DE OLIVEIRA

DISCENTE: CARLOS EDUARDO LIMA ROCHA DE OLIVEIRA
DATA: 20/01/2024
LOCAL: https://meet.google.com/zhh-ambh-peu
TÍTULO: EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E SINTOMATOLOGIA DE SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES BRASILEIROS – PENSE 2019.
PALAVRAS-CHAVES: Educação Física, Adolescentes, Saúde Mental, Ambiente escolar, Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivo: Verificar as associações existentes entre as aulas de Educação Física eos elementos que influenciam a saúde mental em adolescentes brasileiros.Métodos: Dissertação desenvolvida a partir de dois estudos, conforme normas doPPGEF/UFS. Estudo 1 Apresenta por objetivo apresentar alguns elementosrelacionados à atividade física e a saúde mental em adolescentes. Estudo 2Apresenta por objetivo verificar as associações entre as aulas de educação física eos elementos de saúde mental em adolescentes brasileiros. Resultando em doismanuscritos. Resultados: No Estudo 1, verificou-se que a prática de atividadefísica em adolescentes se apresenta como um dos elementos fundamentais paraatenuar os efeitos da sintomatologia de ansiedade e depressão e demais
problemas relacionados à saúde mental em adolescentes. No Estudo 2, verificou-se chances aumentadas de participar de mais que duas aulas de educação física/
semana para os estudantes que relataram ter “até dois amigos” (OR = 1,083; IC95% = 1,008; 1,164), e “mais que dois amigos” (OR = 1,111; IC95 % = 1,040; 1,191),“nunca” ter sentimentos que podem levar à ideação suicida (OR = 1,072; IC95 % =1,032; 1,13) ou apresentou “raramente/às vezes” ter estes sentimentos (OR =1,073; IC95 % = 1,036; 1,112). Conclusões: A prática de atividade física escolar écorrelacionada de maneira positiva com a saúde mental, proporcionando nãoapenas benefícios ao bem-estar físico, mas também contribuindo para o equilíbriopsicológico. Essa associação se reflete na diminuição dos índices de problemas deinsônia, na mitigação da sensação de solidão e na melhoria da percepção emrelação à imagem corporal.

Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 804.322.125-15 - LUCIO MARQUES VIEIRA SOUZA
Externo à Instituição - RALMONY DE ALCANTARA SANTOS

Notícia cadastrada em: 18/01/2024 07:58