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Banca de QUALIFICAÇÃO: JOAO CARLOS DO NASCIMENTO MELO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOAO CARLOS DO NASCIMENTO MELO
DATA: 20/12/2023
HORA: 08:00
LOCAL: Google Meet (meet.google.com/qsa-zfrx-rzb)
TÍTULO: EFEITO DE DUAS INTERVENÇÕES COM ATIVIDADE FÍSICA EM SALA DE AULA SOBRE O DESEMPENHO COGNITIVO E INDICADORES DE SAÚDE DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PALAVRAS-CHAVES: Comportamento Sedentário; Saúde do Escolar; Promoção de Saúde.
PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
RESUMO:

Introdução: Estratégias de intervenção, como as pausas ativas e as lições fisicamente ativas têm apresentado efeitos promissores para reduzir o comportamento sedentário e melhorar o desempenho acadêmico. No entanto, lacunas científicas importantes persistem, especialmente em relação aos efeitos na função cognitiva. Além disso, há escassez de evidências em contextos de países de renda média e baixa, como o Brasil. Adicionalmente, poucos estudos compararam diferentes tipos de intervenção, o que limita a compreensão sobre a efetividade relativa dessas estratégias. Portanto, mais pesquisas são necessárias para avaliar a transferência de resultados positivos para contextos diversos e para compreender melhor como otimizar as intervenções no ambiente educacional visando reduzir o comportamento sedentário e melhorar o desempenho acadêmico e saúde de crianças. Objetivo: Investigar a efetividade da implementação de pausas ativas e lições fisicamente sobre a função cognitiva e indicadores de saúde em crianças do ensino fundamental. Métodos: Se trata de um ensaio clínico randomizado por cluster conduzido em escolas municipais de Aracaju/SE. Um total de 6 escolas foram sorteadas e distribuídas aleatoriamente em três grupos: 1) grupo pausas ativas (2 escolas; 6 turmas; n= 61), realizaram interrupções de 5 a 10 minutos com movimento entre as lições/tarefas de aula para interromper o tempo sentado, em dias contrários as aulas de educação física; 2) grupo lições fisicamente ativas (2 escolas; 5 turmas; n= 77) realizaram aulas combinando movimento com o conteúdo pedagógico em dias contrários as aulas de educação física; e 3) grupo controle (2 escolas; 5 turmas; n=46), seguiu o currículo tradicional. As intervenções ocorreram durante 8 semanas entre os meses de setembro e novembro de 2022. A função cognitiva foi avaliada por meio do tempo de reação e o total de acertos por cinco testes computadorizados: 1) Busca visual (atenção visual); 2) Go/NoGo (controle inibitório); 3) Mental Rotation (raciocínio espacial); 4) Cueing (orientação espacial) e 5) DigitSpan (memória de trabalho). Atividade física foi avaliada de forma objetiva, por pedômetros, e de forma subjetiva usando o questionário eletrônico Web-CAAFE. A qualidade de vida foi avaliada pela escala de avaliação de qualidade de vida. A sonolência diurna foi avaliada pela escala pediátrica de sonolência diurna e a percepção da escola foi avaliada por um questionário com respostas em escala likert de 5 pontos com perguntas sobre a satisfação de alguns aspectos da escola (exemplo, gostar da escola e do professor). Modelos brutos e ajustados de Equações de Estimativa Generalizada foram utilizados para verificar o efeito das interações ao longo do tempo. Diferenças iniciais foram ajustadas pelo baseline. As informações de turma, idade, sexo, e dias de usos dos pedômetros foram testadas como covariáveis de ajuste no modelo final. Todas as análises estatísticas foram conduzidas no software SPSS 29.0 e foi adotado o nível de significância de 5%. Resultados: Para o controle inibitório, uma redução significativa na média no tempo de reação do teste Go/NoGo foi observada no grupo lições (p<0,001), mas sem diferenças para os grupos pausas ativas (p=0,832) e controle (p=0,759). Para a orientação espacial, as análises de post-hoc não identificaram mudanças significativas no total de acertos no teste Cueing para os grupos lições (p=0,070), pausas ativas (p=0,241) e controle (p=0,097). No entanto, foi observada redução significativa na média do tempo de reação do teste para o grupo lições (p<0,001), mas sem diferenças nos grupos de pausas (p=0,421) e no grupo controle (p=0,524). Para a memória do trabalho, um aumento significativo na média do total de acertos do teste DigitSpan foi observado no grupo lições (p=0,001), enquanto os grupos pausas ativas (p= 0,615) e controle (p=0,399) não apresentaram diferenças significativas. Além disso, o grupo controle aumentou a frequência de atividades sedentárias diárias (p=0,002), enquanto os grupos lições (p=0,580) e pausas ativas (p=0,114) se mantiveram inalterados ao longo do tempo. Foi observado uma piora significativa na percepção de qualidade de vida para o grupo controle (p=0,005), enquanto não houve diferenças para os grupos lições (p=0,676) e pausas ativas (p=0,305). Entretanto, um aumento significativo foi observado nos sintomas de sonolência diurna para o grupo lições (p<0,001), enquanto não houve diferenças para o grupo de pausas (p=0,641) e controle (p=0,324). Não foram observadas mudanças significativas para as demais variáveis. Conclusões: Nossos achados sugerem que a lições fisicamente ativas pode ser uma intervenção interessante para melhorar o controle inibitório, orientação espacial e memória de trabalho de crianças do primeiro ano do ensino fundamental.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 001.357.160-55 - LEANDRO DOS SANTOS
Externo ao Programa - 4313987 - DIOGO ARAUJO DE SOUSA
Externo à Instituição - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS

Notícia cadastrada em: 14/12/2023 09:13
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