Banca de DEFESA: IZABELLA CRISTINA DA SILVA SANTOS

DISCENTE: IZABELLA CRISTINA DA SILVA SANTOS
DATA: 25/08/2023
LOCAL: Sala multifuncional do PPGEF
TÍTULO: TEMPO DE ATIVIDADE FÍSICA TOTAL E FATORES SOCIODEMOGRÁFICOS NA POPULAÇÃO BRASILEIRA: PESQUISA NACIONAL DE SAÚDE 2019
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física, fatores sociodemográficos, Brasil
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivo: analisar a associação entre atividade física total e FatoresSociodemográficos em Brasileiros. Métodos: Estudo transversal com dadossecundários da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019 - Brasil. Foram consideradoscomo amostra todos os sujeitos maiores de 18 anos que compuseram o banco dedados, totalizando 91.683 sujeitos de ambos os sexos. A regressão quantílica foiutilizada para verificar as possíveis associações entre as variáveis, considerando ospercentis 0,25, 0,50 e 0,75 como pontos de corte. Resultados: Para as variáveissociodemográficas consideradas no estudo, observou-se que os adultos possuemmaior tempo de prática de atividade física total que os idosos em todos os quantisconsiderados. As variáveis "cor/etnia" e "escolaridade" indicaram associação a partirdo Q50, e para "cor/etnia" os autodeclarados "brancos" obtiveram menor volume deatividade física total. Considerando a escolaridade, verificou-se que o grupo queindicou “não saber ler” acumula resultados inferiores de atividade física total, quandocomparado aos alfabetizados. Conclusão: as associações coincidiram comcaracterísticas de grupos menos abastados, mas deve-se atentar para a importânciade se estudar os menores valores de atividade física total, favorecendo asintervenções para este grupo.

Externo ao Programa - 2380224 - PRISCILA YUKARI SEWO SAMPAIO
Interno - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 21/08/2023 08:41