Banca de DEFESA: MARCEL BELITARDO DA SILVA

DISCENTE: MARCEL BELITARDO DA SILVA
DATA: 21/08/2023
LOCAL: Sala 408, didática VII
TÍTULO: Implementação de aulas fisicamente ativas e pausas ativas em escolas de Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Escolares. Aulas com movimento. Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O projeto Erguer/Aracaju tem como proposta acompanhar a evolução cognitiva e do desempenho acadêmico, bem como, a diminuição do comportamento sedentário dos alunos através do movimento nas aulas. Participaram do estudo seis escolas (181 crianças dos primeiros anos do ensino fundamental). As escolas estão divididas em grupos de aulas fisicamente ativas e pausas ativas e grupo controle. Para a construção desse trabalho, utilizou-se informações empíricas a partir da coleta de dados, das reuniões semanais da equipe de pesquisa, dos diários de campo dos estagiários, filmagens das intervenções e capacitação dos professores. Já a análise foi realizada por meio de entrevistas e grupos focais. Os desafios na implementação do projeto estão na operacionalização das coletas e a integração com a agenda e demais atividades das escolas. A disponibilidade de tempo dos professores para a participação em ações de formação continuada também se apresenta como barreira. Observamos uma boa aceitação do projeto por parte dos diretores, professores e alunos, com perspectiva de continuidade.

Presidente - 3004147 - DANILO RODRIGUES PEREIRA DA SILVA
Externo à Instituição - DAVID OHARA
Interno - 295.172.298-28 - GERSON LUIS DE MORAES FERRARI

Notícia cadastrada em: 08/08/2023 16:26