Banca de QUALIFICAÇÃO: MARCEL BELITARDO DA SILVA

DISCENTE: MARCEL BELITARDO DA SILVA
DATA: 13/06/2023
LOCAL: Google Meet
TÍTULO: Implementação de aulas fisicamente ativas e pausas ativas em escolas de Aracaju
PALAVRAS-CHAVES: Escolares. Aulas com movimento. Aprendizagem.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: O projeto Erguer/Aracaju tem como proposta acompanhar a evolução cognitiva e do desempenho acadêmico, bem como, a diminuição do comportamento sedentário dos alunos através do movimento nas aulas. Objetivo: Analisar a implementação e viabilidade do Projeto Erguer/Aracaju no ano de 2022. Métodos: Participaram do estudo seis escolas da rede municipal de Aracaju/SE (181crianças dos primeiros anos do ensino fundamental). As escolas foram divididas em grupos de intervenção (aulas fisicamente ativas e pausas ativas) e grupo controle. Para a construção do relato de experiência, utilizou-se informações empíricas a partir da coleta de dados, das reuniões semanais da equipe de pesquisa, dos diários de campo dos estagiários, filmagens das intervenções e capacitações dos professores. Já a análise de viabilidade das intervenções foi realizada por meio de entrevistas e grupos focais, com 135 alunos, 11 professores e 4 diretores participantes. Resultados: Dentre os principais desafios para a implementação do projeto estão a operacionalização das coletas e a integração com a agenda e demais atividades das escolas. A disponibilidade de tempo dos professores para a participação em ações de formação continuada também se apresenta como uma barreira. Observamos boa aceitação do projeto por parte dos diretores, professores e alunos, com perspectiva de continuidade. Conclusão: Os resultados indicam que as ações do projeto Erguer/Aracaju foram positivas, assim como indicam caminhos de avanço para o seu fortalecimento nos próximos anos.

Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Interno - 295.172.298-28 - GERSON LUIS DE MORAES FERRARI
Externo à Instituição - DAVID OHARA

Notícia cadastrada em: 30/05/2023 11:37