Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON SANTANA SANTOS

DISCENTE: ANDERSON SANTANA SANTOS
DATA: 02/05/2023
LOCAL: meet.google.com/woq-sbuy-hvm
TÍTULO: Preditores da atividade física e indicadores de saúde em crianças da cidade de Aracaju-SE
PALAVRAS-CHAVES: Atividade Física. Saúde. Estado nutricional. Crianças.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Atividade física (AF) e saúde são fenótipos multifatoriais, cuja expressão dá-se pela atuação conjunta de fatores individuais e ambientais, sendo portanto necessário considerar diferentes variáveis quando da investigação dos preditores dos fenótipos mencionados. Tal investigação durante a infância pode fornecer base para possíveis inferências na saúde infantil com reverberação futura na fase adulta. Objetivo: Identificar os preditores da AF e indicadores de saúde, e suas relações, em crianças. Métodos: O estudo possui um design transversal, cuja amostra foi composta por 145 crianças (86 meninas, 59 meninos), com idade entre 6-10 anos, provenientes de escolas públicas de distintas regiões de Aracaju. O peso corporal e a estatura foram mensurados, e o índice de massa corporal (IMC) foi calculado, sendo as crianças classificadas em normoponderal ou excesso de peso. AF foi estimada através do questionário de Baecke. Foram coletadas informações, sociodemográficas (idade, sexo, renda), perímetro da cintura e pressão arterial, peso ao nascer e tempo de gestação. Escore de risco, considerando pressão arterial e razão cintura estatura (RCE), foi calculado. A normalidade da distribuição dos dados foi verificada teste de Kolmogorov-Smirnov. Comparações para as variáveis consoante sexo foram realizadas utilizado o teste t para amostras independentes, U Mann-Whitney e Qui-Quadrado (c2). Modelos de regressão logística e linear foram criados para identificar as variáveis preditoras da atividade física e risco à saúde, respectivamente. Considerou-se nível de significância de 95%. A pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (parecer CEP: 3.698.845). Resultados: Relativamente ao IMC, 28,2% das meninas e 32,3% dos meninos foram classificados com excesso de peso, e estes valores foram, respectivamente, 25,6% e 20,3% para classificação de “em risco” utilizando-se o RCE. A prevalência de baixo peso ao nascer foi baixa (4,7% meninas, 3,4% meninos), e a maior parte da amostra apresenta renda de até um salário mínimo. Para AF, os meninos apresentaram valores ligeiramente superiores às meninas, embora esta diferença não seja estatisticamente significativa. Relativamente aos preditores da AF e risco à saúde, dos preditores incluídos nos modelos, nenhum mostrou-se como preditor significativo para as variáveis na amostra estudada. Conclusão: Embora não tenham sido encontradas resultados significativos para os preditores da AF e risco à saúde na amostra estudada, os resultados revelaram prevalências moderadas de excesso de peso entre as crianças, bem como valores baixos de AF. Tais resultados devem ser visto com cautela e estratégias devem ser planejadas com o intuito de promover incrementos da atividade física deste público, bem como monitoramento do estado nutricional das crianças.

Presidente - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Externo à Instituição - FERNANDA KARINA DOS SANTOS
Externo à Instituição - ISABELLA TOLEDO CAETANO

Notícia cadastrada em: 28/04/2023 07:57