Banca de DEFESA: DOUGLAS ALENCAR VIEIRA

DISCENTE: DOUGLAS ALENCAR VIEIRA
DATA: 03/05/2023
LOCAL: Sala 408, didática VII
TÍTULO: DO AMBIENTE AO SUJEITO: FATORES ASSOCIADOS AO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS RURAIS PARAENSES.
PALAVRAS-CHAVES: desempenho acadêmico; crianças; rural; coordenação motora
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: o desempenho escolar é definido como a competência que o aluno adquire ao longo da vida estudantil, através do qual expressa o conhecimento acadêmico que granjeou nesse período. Esse desempenho pode ser influenciado por fatores relacionados ao sujeito (aspectos comportamentais/motores, sociodemográficos e cognitivos) e ao ambiente (local de moradia, situação socioeconômica, características escolares), bem como pela interação entre esses dois grupos (sujeito-ambiente). No entanto, as características diferentes das configurações dos ambientes rurais podem fazer com que o desempenho escolar das crianças apresentem relações divergentes entre esses preditores a depender da região e do contexto analisado. Objetivo: analisar os fatores associados ao desempenho escolar de estudantes de uma vila na zona rural paraense. Métodos: trata-se de uma pesquisa transversal, cuja amostra foi composta por 106 crianças com idades entre 7 e 12 anos de uma escola pública do interior do Pará. Foram coletadas informações antropométricas (massa corporal, estatura, circunferência da cintura e do quadril), sociodemográficas (idade e sexo), socioeconômicas, sobre coordenação motora, aptidão física, atividade física, nível de atenção e desempenho escolar. Com base nos testes de normalidade, comparações entre as variáveis consoante sexo foram realizadas utilizado o teste t para amostras independentes e Qui-quadrado (  ). Modelos de regressão logística binária foram criados para identificar as variáveis preditoras do desempenho acadêmico e estimativas do tamanho do efeito foram apresentadas através do R². A análise de redes foi utilizada para avaliar associações não lineares entre idade, nível de atenção, atividade física, coordenação motora e aptidão física considerando desempenho escolar e local de moradia (disparidades na leitura, escrita e aritmética também foram analisadas de acordo com o local de residência das crianças). A pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (parecer nº 5.155.350). Resultados: meninos apresentaram os melhores valores para aptidão física em comparação às meninas [agilidade (7,9±0,9), velocidade (4,8±0,6) potência dos membros superiores (193,2±29,7) e resistência muscular localizada (23,5±9,2)]. A maioria das crianças tinha coordenação motora insuficiente (61,3%), baixa condição socioeconômica (52%) e morava mais distante da escola (60,4%). Crianças mais velhas (OR = 9,49, 95%IC = 2,37–37,92), com melhor atenção (OR = 1,07, 95%IC = 1,00–1,16) e boa coordenação motora (OR = 10,42, 95%IC = 1,04–104,46) apresentavam maiores chances de ter um desempenho escolar melhor; alunos com um melhor desempenho escolar moravam mais distantes da escola (38,4±33,6), tinham melhor aptidão física global (0,8±4,1) e atenção seletiva alternada (94,5±22,7) em relação a seus pares. Na análise de redes, entre as crianças com melhor desempenho escolar, coordenação motora e atividade física exibiram relações positivas com aptidão física. Enquanto entre as crianças que residiam mais próximo a escola as relações entre leitura, escrita e aritmética foram mais fortes. Conclusão: idade, atenção e coordenação motora mostraram-se como preditores significativos do desempenho escolar. Embora a atividade física não tenha se apresentado como um preditor significativo para o desempenho escolar das crianças, apresentou-se como uma variável mediadora nas relações observadas na análise de redes.

Externo à Instituição - PAULO FELIPE RIBEIRO BANDEIRA
Externo à Instituição - RAQUEL NICHELE DE CHAVES
Presidente - 3045473 - THAYSE NATACHA QUEIROZ FERREIRA GOMES

Notícia cadastrada em: 14/04/2023 15:22