Banca de QUALIFICAÇÃO: DOUGLAS ALENCAR VIEIRA

DISCENTE: DOUGLAS ALENCAR VIEIRA
DATA: 01/03/2023
LOCAL: meet.google.com/cpy-wabh-bgq
TÍTULO: Do ambiente ao sujeito: atividade física e outros fatores associados ao desempenho escolar de crianças rurais paraenses
PALAVRAS-CHAVES: desempenho acadêmico; crianças; rural; atenção; coordenação motora; atividade física.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: o desempenho escolar pode ser influenciado por diversos fatores, tais como aqueles relacionados ao sujeito (gênero, aspectos físico-motores, dificuldades de aprendizagem, déficits de ordem de concentração e atenção) e ao ambiente (local de moradia, situação socioeconômica, características escolares) em que a criança e a escola estão inseridos. No entanto, as divergências entre o desempenho escolar de crianças podem apresentar preditores diferentes a depender da região e do contexto. Além disso, os estudos, em grande parte, trazem enfoque principalmente para os fatores cognitivos, embora a literatura já considere funções físico-motoras do sujeito, como atividade física, coordenação motor e indicadores de risco cardiometabólico. Objetivo: analisar os fatores associados ao desempenho escolar de estudantes de uma vila na zona rural paraense. Métodos: trata-se de uma pesquisa transversal, cuja amostra foi composta por 106 crianças com idades entre 7 e 12 anos de uma escola pública do interior do Pará. Foram coletadas informações antropométricas (massa corporal, estatura, circunferência da cintura e do quadril), sociodemográficas (idade, sexo, local de moradia), sobre coordenação motora, aptidão física, atividade física, nível de atenção, condição econômica e desempenho escolar. A normalidade da distribuição dos dados foi verificada. Comparações para as variáveis consoante sexo foram realizadas utilizado o teste t para amostras independentes, U Mann-Whitney e Qui-Quadrado (c2). Modelos de regressão logística binária foram criados para identificar as variáveis preditoras do desempenho acadêmico e estimativas do tamanho do efeito foram apresentadas através do R². A análise de redes foi utilizada para avaliar associações não lineares entre idade, nível de atenção, atividade física, coordenação motora e aptidão física considerando desempenho escolar e local de moradia (disparidades na leitura, escrita e aritmética também foram analisadas de acordo com o local de residência das crianças). A pesquisa possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (parecer nº 5.155.350). Resultados: os principais achados deste estudo apontam que meninos apresentaram os melhores valores para aptidão física em comparação às meninas; a maioria das crianças tinha coordenação motora insuficiente, baixa condição socioeconômica e morava mais distante da escola; crianças mais velhas, com melhor atenção e boa coordenação motora apresentavam maiores chances de ter um desempenho escolar melhor; alunos com melhor desempenho escolar moravam mais distantes da escola, tinham melhor aptidão física global e atenção seletiva em relação a seus pares; entre as crianças com melhor desempenho escolar, coordenação motora e atividade física exibiram relações positivas com aptidão física; e entre as crianças que residiam mais próximo a escola as relações entre leitura, escrita e aritmética foram mais fortes. Conclusão: atividade física não foi um preditor significativo para o desempenho escolar das crianças, embora tenha sido uma variável mediadora nas relações observadas na análise de redes. Enquanto isso, idade, atenção e coordenação motora apresentaram-se como preditores importantes do desempenho dos alunos em leitura, escrita e aritmética.

Externo à Instituição - RAQUEL NICHELE DE CHAVES
Externo à Instituição - PAULO FELIPE RIBEIRO BANDEIRA
Externo à Instituição - CLARICE MARIA DE LUCENA MARTINS

Notícia cadastrada em: 08/02/2023 08:02