Banca de QUALIFICAÇÃO: DAVID NUNES OLIVEIRA

DISCENTE: DAVID NUNES OLIVEIRA
DATA: 16/08/2022
LOCAL: Departamento de Educação Física
TÍTULO: Efeito de lições fisicamente ativas e dos padrões de comportamento sobre a função executiva de escolares
PALAVRAS-CHAVES: Aulas ativas; tempo sentado; promoção da saúde no ambiente escolar.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: A implementação de lições fisicamente ativas tem sido um modelo de ensino promissor na promoção a saúde e desempenho cognitivo de crianças no ambiente escolar. No entanto, ainda é necessário investigar objetivamente o padrão de comportamentos (bouts) a longo prazo sobre o desempenho cognitivo. Objetivo: Verificar o efeito de lições fisicamente ativas e dos padrões de comportamento sobre a função executiva de escolares. Métodos: Trata-se de um ensaio clínico controlado por cluster. Quatro turmas foram divididas em: duas turmas intervenção (GI: n=34) e duas turmas controle (GC: n=27). Durante os dois anos foram realizadas cinco avaliações, uma antes da intervenção (M1), e quatro avaliações após, com três (M2) e nove (M3) meses no primeiro ano, quatorze (M4) e vinte (M5) meses no segundo ano. A intervenção foi baseada em lições fisicamente ativas integradas aos componentes curriculares que estimulassem as crianças a ficarem em pé ou deslocarem-se na sala de aula. A frequência e duração dos bouts de tempo sentado, em pé e andando foram avaliados por inclinômetros ActivPal e foram categorizados em 0-1, 1-5, 5-10, 10-20 minutos. O desempenho cognitivo foi avaliado por três testes computadorizados: Go/NoGo (inibição de resposta), Busca visual (memória de trabalho) e Rotação mental (flexibilidade cognitiva). Os dados foram analisados através do número total de acertos e tempo de execução do teste. Foram utilizados coeficientes de correlação de Spearman e modelos de Equações de Estimativas Generalizadas, com post hoc de Bonferroni e nível de significância de 5%. Resultados: As crianças do GI apresentaram melhora significativa em todas as tarefas ao longo dos dois anos, tanto em acertos quanto no tempo de reação, com exceção dos acertos no teste de busca visual, com tamanhos de efeito (cohen –d) > 1. Em relação aos bouts de comportamento, os resultados mostraram que as crianças com mais tempo sentado na categoria de 20-40 minutos apresentaram uma correlação negativa fraca na frequência e duração de bouts nos acertos do teste de Busca visual (r = -0.352 p<0.01; r = -0.348 p<0.01) e correlação positiva fraca na categoria 10-20 minutos (r = 0.356 p<0.05). Em relação ao número de respostas corretas do teste de Rotação mental foi identificada uma correlação negativa fraca na frequência de bouts do tempo sentado 10-20 minutos (r = -0.313 p<0.05). Conclusão: As lições fisicamente ativas parecem promover melhorias modestas em diversas funções cognitivas, porém o padrão e a duração dos comportamentos em bouts indicaram poucas correlações com o desempenho cognitivo.

Interno - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Interno - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA
Externo ao Programa - 4313987 - DIOGO ARAUJO DE SOUSA

Notícia cadastrada em: 10/08/2022 07:53