Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH CRISTINA MONTES CANUTO

DISCENTE: SARAH CRISTINA MONTES CANUTO
DATA: 10/08/2022
LOCAL: Auditório do DEF
TÍTULO: INDICADORES ESTATÍSTICOS DE DESEMPENHO NO BASQUETEBOL: ANÁLISE LONGITUDINAL E FATORES DISCRIMINANTES DE VITÓRIA E DERROTA
PALAVRAS-CHAVES: Análise discriminante, análise de jogo, basquetebol, indicadores, performance, NBB.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: Os esportes coletivos de alto rendimento têm sido objeto de investigação em todo mundo visando compreender a influência de diferentes componentes no rendimento. A análise de jogo baseada nas estatísticas é uma das formas de investigar esses componentes. Assim, os indicadores estatísticos de desempenho (IED) básicos e avançados servem para avaliar o desempenho de equipes e jogadores no basquetebol em diferentes aspectos. Desde o início no Novo Basquete Brasil (NBB), IDE são registrados, sendo possível determinar uma linha evolutiva e estilo de jogo praticado no país, bem como compará-lo com tendências mundiais. Objetivo: Analisar a linha evolutiva do basquetebol brasileiro adulto masculino ao longo das temporadas 2008/2009 a 2020/2021 do Novo Basquete Brasil. Metodologia: A presente dissertação foi organizada em 3 estudos, sendo uma revisão sistemática e dois estudos originais. A revisão sistemática versou sobre os IED que melhor discriminam equipes vencedoras e perdedoras no basquetebol mundial e incluiu 20 artigos. Já os artigos originais trataram da linha evolutiva do basquetebol brasileiro com base nos IED no NBB ao longo de 13 temporadas e da identificação de quais IED são os mais relevantes em discriminar equipes vencedoras. Os IED de 3338 partidas das 13 temporadas do NBB foram coletados no site oficial do campeonato. O desempenho expresso em média ± desvio padrão dos IED básicos e avançados, foi comparado por ANOVA de uma entrada complementada por post hoc de Bonferroni, e os valores de referência dos IED calculados por percentis. Para determinar os fatores que diferenciariam equipes vencedoras de equipes perdedoras foi realizada uma análise discriminante. Todas as análises estatísticas foram executadas com o software estatístico IBM SPSS versão 20.0. Resultados: A revisão sistemática revelou que rebotes defensivos e assistências são os IED que melhor discriminam vitória e derrota no basquetebol mundial independente de fase de competição, local de jogo ou nível do adversário. Já no basquetebol brasileiro, além das assistências e rebotes defensivos, o arremesso de longa distância foi um relevante discriminante equipes vencedoras e perdedoras na maioria das temporadas do NBB, tanto na fase regular como em playoff. E ao longo das temporadas, assistências, rebotes defensivos, arremessos de 2 e de 3 pontos convertidos, e de 2 pontos não convertidos aparecem como os principais IED que discriminam equipes vencedoras e perdedoras. Conclusão: O estilo de jogo brasileiro é baseado em ações ofensivas longe da cesta, e tem como IED relevantes para vitória as assistências, rebotes defensivos e arremessos de 3 pontos convertidos. Este último IED sendo a principal diferença observada para o basquetebol mundial, que é mais dependente dos arremessos de 2 pontos.

Presidente - 1003924 - AFRANIO DE ANDRADE BASTOS
Interno - 1448042 - MARCELO DE CASTRO HAIACHI
Externo à Instituição - JOÃO HENRIQUE GOMES

Notícia cadastrada em: 28/07/2022 12:42