Banca de DEFESA: VANESSA TEIXEIRA DA SOLIDADE

DATA: 30/05/2022
LOCAL: Vídeoconferência
TÍTULO: ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE MENTAL EM ADOLESCENTES ESCOLARIZADOS
PALAVRAS-CHAVES: Atividade física; Saúde mental; Adolescentes; Escola; Brasil.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Objetivos: Essa dissertação foi desenvolvida a partir de dois estudos. Estudo 1– identificar a evidência quanto às associações entre atividade física e saúde mental em adolescentes brasileiros escolarizados. Estudo 2 – analisar a associação entre atividade física no ambiente escolar e os comportamentos de riscos à saúde mental em uma amostra de adolescentes brasileiros. Metodologia: O trabalho foi dividido em duas etapas organizadas da seguinte forma: o estudo1, trata-se de uma Revisão Sistemática, os artigos foram selecionados em português e inglês, identificados por meio de uma busca sistemática em seis bases de dados eletrônicas: PubMed, Web of Science, SPORTDiscus/Ebsco, ScIELO, ERIC e LILACS, que compreendeu publicações até o final de 2019. O estudo 2, trata-se uma pesquisa com dados da Amostra 2, da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), 2015 (n=16556), para análise utilizou-se a regressão logística binária para estimar a chance de associação da variável desfecho saúde mental na forma de Odds Ratio (OR) bruta e ajustada e as seguintes covariáveis: sexo, idade, etnia, escolaridade do aluno, escolaridade da mãe e atividade física no ambiente escolar. Resultando em dois manuscritos. Resultados: No estudo 1, resultou em 10 artigos para revisão final que identificou, a educação física oferecida no currículo da educação básica tem um efeito protetor sobre a saúde mental no ambiente escolar. Além disso, mais de 300 min/semana de atividade física foi associado positivamente à saúde mental. Algumas associações foram negativas entre atividade física e saúde mental, tais como: tempo excessivo de TV; isolamento social; insatisfação com o peso corporal. No estudo 2, verificou-se que 57,8% dos escolares apresentaram “menos tempo de atividade física no ambiente escolar”. Observou-se que o “sexo feminino”, teve 41% de chances de apresentar “um ou mais de um comportamento de risco à saúde mental” quando comparado ao “sexo masculino” (OR=0,59; IC 95% 0,52 -0,66). Foi apresentado comportamentos de risco à saúde mental dos escolares “acima de 14 anos” (OR= 0,87; IC95% 0,79 - 0,97), alunos que tinham mães com o nível de escolaridade “até o ensino fundamental” (OR=1,15; IC 95% 1,02 – 1,30) e escolares que praticaram “menos tempo de atividade física no ambiente escolar” com 1,17 vezes mais chances (OR=1,17; IC 95% 1,03 – 1,33) de apresentar “um ou mais de um comportamento vi de risco à saúde mental” em relação aos alunos com “mais tempo de atividade física no ambiente escolar”. Conclusão: A atividade física escolar está associada positivamente à saúde mental por promover bem-estar físico e psicológico, impactando na redução dos índices de problemas de insônia, atenuando a solidão e melhorando a percepção quanto à imagem corporal. A prática de atividade física no ambiente escolar esteve associada a menos chances de comportamentos de risco à saúde mental dos adolescentes.

Externo ao Programa - 1765086 - RENATO IZIDORO DA SILVA
Interno - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Presidente - 2297369 - ROBERTO JERONIMO DOS SANTOS SILVA

Notícia cadastrada em: 27/05/2022 15:13