Banca de DEFESA: GEORGE FRANKLIN SANTANA DE CARVALHO

DISCENTE: GEORGE FRANKLIN SANTANA DE CARVALHO
DATA: 23/02/2022
LOCAL: ONLINE
TÍTULO: AVALIAÇÃO DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NAS RESPOSTAS OXIDATIVAS.
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento intervalado de alta intensidade; Estresse Oxidativo; Ação antioxidante.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) compreende exercícios de curta duração e alta intensidade que podem induzir o organismo a possíveis melhorias nas funções metabólicas, fisiológicas e físicas. Contudo, com o aumento do esforço no exercício, é possível também acontecer o aumento de danos musculares e ações significativas nas capacidades antioxidantes. Neste sentido, o estresse oxidativo é o processo pelo qual ocorre o aumento dos níveis de consumo de oxigênio e acometimento de liberação de antioxidantes causando o desequilíbrio no processo. O objetivo desta dissertação foi verificar o efeito do HIIT nas capacidades antioxidantes. Desta forma, foram elaborados dois estudos: 1. Avaliar as respostas agudas do estresse oxidativo após sessão aguda de dois protocolos de HIIT em ratos Wistar 2. Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade na capacidade antioxidante em humanos. No estudo 1 com a aplicação do HIIT em dois protocolos: alto volume (HW) e baixo volume LW, no entanto quando comparados ambos os grupos HW e LW constatou-se uma redução nos marcadores das atividades antioxidantes no plasma. Da mesma forma, o TBARs (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico) também obteve redução das capacidades antioxidantes em ambos os grupos quando comparado com o volume do trabalho aplicado. No estudo 2 após a revisão integrativa sobre intervenções do HIIT em humanos, houve a diminuição do estresse oxidativo e a elevação do status antioxidante, provocando a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs). Conclui-se que o HIIT poderá causar efeitos nas capacidades antioxidantes a depender do protocolo de treinamento aplicado, dessa forma sendo capaz de uma elevação ou redução nas ações antioxidantes.

Presidente - 804.322.125-15 - LUCIO MARQUES VIEIRA SOUZA
Interno - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Externo à Instituição - PAULO RICARDO PRADO NUNES

Notícia cadastrada em: 18/02/2022 18:31