Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGE FRANKLIN SANTANA DE CARVALHO

DISCENTE: GEORGE FRANKLIN SANTANA DE CARVALHO
DATA: 16/02/2022
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO: EFEITOS DO TREINAMENTO INTERVALADO DE ALTA INTENSIDADE NAS RESPOSTAS OXIDATIVAS
PALAVRAS-CHAVES: Treinamento intervalado de alta intensidade; Estresse Oxidativo; Capacidade antioxidante.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

O treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) compreende exercícios de curta duração e alta intensidade que podem induzir o organismo a possíveis melhorias nas funções metabólicas, fisiológicas e físicas. Contudo com o aumento do esforço no exercício é possível também acontecer o aumento de danos musculares e ações significativas nas capacidades antioxidantes. Neste sentido, o estresse oxidativo é o processo pelo qual ocorre o aumento dos níveis de consumo de oxigênio e acometimento de liberação de antioxidantes causando o desequilíbrio no processo. O objetivo desta dissertação foi verificar o efeito do HIIT nas capacidades antioxidantes. Desta forma, foram elaborados dois estudos: 1. Realizar uma revisão integrativa da literatura sobre os efeitos do treinamento intervalado de alta intensidade na capacidade antioxidante em humanos; 2. Avaliar as respostas agudas do estresse oxidativo após sessão aguda de dois protocolos de HIIT em ratos Wistar. No estudo 1 após as intervenções do HIIT em humanos, houve a diminuição do estresse oxidativo e a elevação do status antioxidante, provocando a produção de espécies reativas de oxigênio (EROs). No estudo 2 com a aplicação do HIIT em dois protocolos: alto volume (HW) e baixo volume LW, no entanto quando comparados ambos os grupos HW e LW constatou-se uma redução nos marcadores das atividades antioxidantes no plasma. Da mesma forma, o TBARs (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico) também obtiveram redução das capacidades antioxidantes em ambos os grupos quando comparado com o volume do trabalho aplicado. Conclui-se que o HIIT poderá causar efeitos nas capacidades antioxidantes a depender do protocolo de treinamento aplicado, dessa forma sendo capaz de uma elevação ou redução nas ações antioxidantes.

Presidente - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Interno - 1996873 - RICARDO AURELIO CARVALHO SAMPAIO
Externo à Instituição - INAIAN PIGNATTI TEIXEIRA

Notícia cadastrada em: 10/02/2022 14:02