Banca de QUALIFICAÇÃO: BRUNIELLY SANTANA REZENDE

DISCENTE: BRUNIELLY SANTANA REZENDE
DATA: 26/10/2021
LOCAL: VIDEOCONFERÊNCIA
TÍTULO: EFEITOS DE UM PROTOCOLO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS NA FUNCIONALIDADE, DOR E QUALIDADE DE VIDA DE MULHERES COM OSTEOARTRITE DE JOELHO
PALAVRAS-CHAVES: Osteoartrite de Joelho; Exercício; Qualidade de vida.
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

Introdução: A osteoartrite (OA) do joelho é definidacomo desgaste da cartilagem articular que pode acarretar em exposição do ossosubcondral. Está entre as principais causas de incapacidade em todo o mundo,podendo causar sintomas como dor, rigidez e disfunção articular, deficiência nafunção física, edema e crepitação. Objetivo: Analisar os efeitos de um protocolo deexercícios na funcionalidade de indivíduos com osteoartrite de joelho. Métodos: 34mulheres, acompanhadas pelo ambulatório de Ortopedia e Traumatologia doHospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe (HU-UFS), comdiagnóstico clínico de OA primária de joelho realizado por um médico ortopedista dohospital, foram alocadas em dois grupos: grupo exercício (GE, n=18) e grupocontrole (GE, n=16). Foram avaliados cinesiofobia, qualidade de vida, índiceradiográfico da osteoartite, flexibilidade, equilíbrio postural dinâmico, capacidadefísica, mobilidade funcional e dor de todas as participantes antes e após cincosemanas. Resultados: Houve diferença estatisticamente significativa na amplitudede movimento do joelho direito, aumento no desempenho do teste de caminhada de6 minutos e timed up and go apenas no GE. Adicionalmente, o GE mostrou reduçãoda cinesiofobia, melhora da qualidade de vida, com redução da intensidade da dorda limitação funcional quando comparado ao grupo controle. Conclusão: Conclui-seque o protocolo de exercícios durante as cinco semanas melhorou a sintomatologia,funcionalidade e qualidade de vida em mulheres com OA de joelho.

Presidente - 2229468 - FELIPE JOSE AIDAR MARTINS
Interno - 1003924 - AFRANIO DE ANDRADE BASTOS
Externo ao Programa - 2320427 - LEONARDO YUNG DOS SANTOS MACIEL

Notícia cadastrada em: 21/10/2021 14:39