Banca de QUALIFICAÇÃO: NATASHA RIBEIRO DE SANTANA SALES

DISCENTE: NATASHA RIBEIRO DE SANTANA SALES
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Online - meet.google.com/jby-eaep-xex
TÍTULO: ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE SERGIPE
PALAVRAS-CHAVES: Política Pública Educacional; Implementação; Reforma do Ensino Médio; Ensino Médio em Tempo Integral.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O Governo do Estado de Sergipe tem a educação como uma política de Estado. Nesse contexto, os investimentos em políticas educacionais têm crescido nas últimas décadas, e para o cumprimento das metas do PNE (2014-2024), a política de destaque diz respeito a Política de Fomento ás Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. A fase de implementação é considerada um dos elementos mais complexos e decisivos do processo de políticas públicas, pois é nesta fase que as políticas encontram a realidade e produzem os resultados e impactos para a resolução ou prevenção das questões que motivaram a sua formulação. Sendo assim, este estudo tem como objetivo geral, compreender o processo de implementação do Ensino Médio em Tempo Integral nas escolas públicas estaduais do Estado de Sergipe. Para isso, objetivou-se, especificamente: 1) descrever as características do processo de implementação do ensino em tempo integral na escola, evidenciando suas estruturas (recursos, atores, processos, sistemas e sua comunicação); 2) descrever a perspectiva dos gestores, coordenadores, técnicos e professores sobre implementação da proposta o ensino médio em tempo integral nas escolas e 3) identificar as potencialidades e fragilidades no processo de implementação do EMTI. Para o alcance desses objetivos, a abordagem será qualitativa pautada na metodologia de estudos de casos múltiplos. Para a coleta dos dados serão utilizados, a pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas destinadas à gestão escolar, coordenadores pedagógicos, técnicos educacionais e professores. E para a análise dos dados será utilizada a análise de conteúdo.

Presidente - 2051881 - ABIMAEL MAGNO DO OURO FILHO
Interno - 2105477 - RÚBIA OLIVEIRA CORRÊA
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - CLAUDIANI WAIANDT