Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELA CARDOSO SÁ

DISCENTE: GABRIELA CARDOSO SÁ
DATA: 09/08/2023
LOCAL: PROPADM
TÍTULO: INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO: Avaliação do Impacto da Disciplina Projeto de Vida em Escolas Públicas do Estado de Sergipe
PALAVRAS-CHAVES: Educação. Inovação. Projeto de Vida. Propósito.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

A aplicação do conceito de inovação, que inicialmente surgiu no contexto empresarial, tem ganhado cada vez mais importância no campo da educação. Essa relevância se deve às mudanças na organização escolar, nos métodos de ensino e aprendizagem, e à incorporação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) no ambiente escolar. Nesse cenário, destaca-se a construção de projetos de vida, que surge como um dos objetivos primordiais do novo Ensino Médio, buscando ampliar o papel da escola na formação do futuro cidadão. Diante das pressões e desafios da vida moderna, é essencial que os indivíduos busquem respostas que vão além dos problemas imediatos e se questionem sobre o propósito de estar vivo. A determinação e perseverança são características importantes em adolescentes, pois ajudam a mantê-los focados em objetivos de longo prazo, evitando, por exemplo, o abandono escolar. Nesse sentido, as políticas públicas educacionais são indispensáveis para garantir a implementação adequada da disciplina Projeto de Vida em sala de aula. Deste modo, a discussão sobre inovação na educação é de extrema importância para promover mudanças efetivas nos sistemas educacionais e alcançar melhores resultados para os estudantes. Nesse cenário, este estudo tem como objetivo geral analisar os impactos da disciplina Projeto de Vida, enquanto inovação na educação, do Ensino Médio de escolas públicas sergipanas. Para tal, considera-se como inovação de processo conforme o Manual de Oslo, tanto no processo de ensino-aprendizagem quanto na gestão escolar. Quanto a metodologia, configura-se uma pesquisa de método misto, com etapas quantitativas, com estatística multivariada, e qualitativas, com a utilização de análise de conteúdo.

Presidente - 2550927 - JEFFERSON DAVID ARAUJO SALES
Interno - 1654859 - MANUELA RAMOS DA SILVA
Externo à Instituição - ROBERTO BRAZILEIRO PAIXAO

Notícia cadastrada em: 08/08/2023 10:17